Alerta; verão pode ressurgir a Dengue

No final da semana passada, fiz uma breve visita a diversas ruas de nossa cidade no intuito de verificar de como se está tratando a questão do lixo doméstico e principalmente de como estão sendo recolhidos os materiais que possam servir de criadouros do mosquito Aedes aegypt, conhecido como mosquito da dengue.

De certo modo, tanto a Prefeitura, através do órgão responsável pela coleta do lixo, como uma grande parte da população, estão de parabéns pela limpeza de suas casas, quintais e terrenos. Mas, dentre essas pessoas que se preocupam com o bem estar de sua saúde, ainda há aquelas que se esquecem ou simplesmente relevam o perigo  de contrair a dengue e colocam seus lixos de forma irresponsável em locais inadequados causando um risco iminente tanto para elas próprias, como para os seus vizinhos.

O lixo colocado nos fundos das casas, praticamente impossibilita a coleta regular feita pela empresa contratada pela Prefeitura. Pude observar que ainda há pessoas que costumam usar da prática de esconder seu próprio lixo no quintal e ou, se livram dele, jogando-o por cima do muro num total desrespeito aos seus vizinhos. Dentre as ruas visitadas, me surpreendi com o que vi em uma rua projetada, (sem nome), que fica localizada em paralelo à Rua Professora Socorro Lopes, no bairro Novo Horizonte. Além do lixo jogado a céu aberto, pude verificar vários recipientes em um perfeito cenário para se transformarem em pontenciais criadouros do mosquito da dengue.

Ao contrário do que muita gente pensa que a proliferação só se dar no período do inverno, esse perigoso cenário se multiplica na estação do verão, uma vez que a temperatura elevada e as chuvas ocasionais, potencializam um ciclo perfeito para a proliferação do vetor transmissor da dengue. Por tudo isso, se faz necessário medidas preventivas. No entanto, não espere só pelos serviços públicos, faça sua parte, cuide do lixo que você mesmo produziu, seja cauteloso com sua saúde e dos seus vizinhos. Se caso você não consiga promover o recado ao seu vizinho, denuncie aos órgãos competentes para que sejam tomadas as providências cabíveis. A dengue pode matar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário