Estudo aponta que o muncípio de S. Elói de Souza tem a 5ª melhor gestão financeira do Estado

Em meio a uma grande crise financeira onde 140 municípios do Rio Grande do Norte são apontados como em situação difícil ou crítica nas finanças públicas, o município de Senador Elói de Souza é apontado como o 5º melhor qualificado conforme relata um estudo realizado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro.

A matéria foi ao ar na manhã desta terça-feira no programa jornalístico da Inter TV Cabugí, "Bom dia RN", onde destacou a situação financeira dos municípios do Estado.

2 comentários:

  1. Carlos, em meio a tantas crises, protestos nas ruas, denúncias de corrupção e gestores públicos irresponsáveis que não administram e nem comparecem aos seus municípios, uma notícia positiva sobre um pequeno município, situado no interior do Nordeste, não deixa de ser positivamente surpreendente. Isso caracteriza algumas atitudes: responsabilidade, zelo com os recursos públicos e gerenciamento pautado na transparência e feito por uma equipe que trabalha pelo bem comum. Não vamos citar nomes, pois o trabalho é a soma do conjunto. A verdade é que é uma vitória.
    No entanto, não temos a ousadia de pensar que tudo está maravilhosamente bem. Devemos ter a consciência de que precisamos, cada vez mais, melhorar para o bem da coletividade. Esta consciência será fundamental para todos nós. Ela é caminho.
    No entanto, também temos consciência, e a população deve ter também, que a atual gestão ultrapassa em muitos pontos algumas gestões passadas. Não devemos seguir em frente olhando apenas para trás, mas as comparações são inevitáveis. Para quem encontrou uma unidade gestora da administração pública sem nenhuma documentação para se orientar e com esforço da sua equipe monta uma estrutura reconhecida como das melhores do Estado do Rio Grande do Norte, está provado que houve avanços positivos. Enfim, a hora é de botar os pés no chão e caminhar.

    ResponderExcluir
  2. Carlos, consultando (via internet) o Índice de Gestão Fiscal, que avalia a administração dos recursos públicos, a gestão da receita pública, a liquidez, o investimento, a gestão de pessoal e a dívida dos municípios, fiquei surpreso com os dados encontrados:
    1) Os piores municípios do Rio Grande do Norte nesse índice são: São Pedro, Serrinha, Itajá, Tibau, Lagoa Nova, Cerro Corá, Montanhas, Taipu, São Bento do Trairi e Pedro Velho. Portanto, a administração, nos últimos anos, foi péssima;
    2) Os melhores municípios do Rio Grande do Norte são: Serra Negra do Norte, Alto do Rodrigues, São José do Seridó, Viçosa, Senador Elói de Souza, Parazinho, Ielmo Marinho, Almino Afonso, Lajes e Guamaré. Pelo índice,administrados positivamente;
    3) Em 2006, Senador Elói de Souza era o 4.942º colocado no Brasil. Agora, é o 958º. No Rio Grande do Norte, Senador Elói de Souza foi o 127º (em 2006), foi o 80º em 2009, subiu para 18º em 2010 e agora aparece no honroso 5º lugar. Parabéns!!!

    ResponderExcluir