Histórico da família “Hortêncio” por Hortência Freire


O início da família Hortêncio no Rio Grande do Norte deu-se por volta do século XIX, com a chegada do casal Hortêncio da Costa Bezerra e sua esposa, Luzia do Amor Divino. Egressos da Capitania da Paraíba, o casal instalou-se em terras potiguares, onde mais tarde, passou a chamar-se povoado de Cuité, hoje, distrito de Pedro Velho.

Tendo por principal atividade econômica a agropecuária, com destaque para a criação de gado bovino e a cultura do algodão, o casal deu continuidade à família através dos seus filhos: José, João, Antonio, Francisca, Maria e Rita, o que formaram ao longo do século XX seis grandes núcleos familiares, povoando cada vez mais as terras de Cuité/RN e, por conseguinte, ramificando-se por diversos municípios norteriograndeses, assim como, em outros estados do País.

Os primeiros membros da família Hortêncio chegaram a terras eloidesouzenses no ano de 1917, quando um dos seus membros, Antonio Bezerra da Costa (Antonio Hortêncio), que adquiriu uma propriedade rural denominada de “Barra de Santo Estevam”, tendo o seu filho José Hortêncio (Zé da Barra) por aqui permanecido. No ano de 1935, foi à vez de outros membros da família migrarem e edificarem suas famílias em nossa Senador Elói de Souza foi eles: Abel Hortêncio, João Hortêncio e Odilon Hortêncio da Costa.

“A simplicidade das memórias da minha infância, me leva a refletir se estou dando o valor devido às pequenas coisas e se estou tratando aqueles que me rodeiam com carinho e o respeito que merecem”. Disse Hortência Maria Freire da Costa Adivíncula.

Um comentário: