Alô amigos, bom dia! As previsões do tempo para este sábado indicam que há possibilidades de chuvas no decorrer do dia e que teremos mais um dia de forte calor com a temperatura máxima podendo alcançar a marca dos 36°C.
O fato que já começa a criar uma certa preocupação é com relação a estiagem que estamos presenciando. Apesar de diariamente haver previsão para chuvas, fato que eu acompanho com muita atenção, na prática, as previsões não tem se confirmado e quando isso ocorre, as chuvas são muito fraquinhas, popularmente chamadas de chuviscos.
Essa situação também começa a se agravar nas áreas rurais do município, onde encontrar água para consumo animal tem se tornado cada vez mais uma tarefa difícil para os criadores. Se é usada a água da adutora, é considerada uma contravenção, pelo menos é o que protagoniza a empresa responsável pelo abastecimento, Caern, que faz largas recomendações de que a água tratada seja somente utilizada para o consumo humano. Até aí tudo bem, mas, e os animais que são considerados uma das fonte de sobrevivência das famílias que residem no campo?
Em meio a tudo isto, também há de se levar em consideração o alto custo pelo uso da água. A tarifa é cara e compromete em muito a situação econômica das famílias, chegando a diminuir sensivelmente o poder de aquisição de itens básicos de alimentação em especial as famílias de renda menos favorecida. Por tudo isso, é o que nos causa imensa preocupação viver mais um ano de estiagem.
Será que o velho adágio popular que diz "as chuvas de janeiro tardam, mas não falham!" irá se confirmar? Tomara né! Afinal, a água é a maior fonte de vida. Que Deus nos abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário