Estudantes eloidesouzenses conquistam 8 medalhas em evento educacional

Por: prof. Lutemberg Lima


Foram divulgados, na manhã de ontem (19), os resultados da 21a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), na qual Senador Elói de Souza alcançou um posto de destaque a nível estadual, conquistando 8 medalhas na maior Olimpíada científica do nosso País.

Em seu segundo ano de participação na OBA, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Francisco Ernesto Cunha (EMPROFEC) mais uma vez foi destaque no Nível III (Ensino Fundamental II), conquistando 7 medalhas, disponibilizadas abaixo junto aos nomes dos medalhistas e suas respectivas notas.

1 Medalha de Ouro: 
Alan Araújo (Nota: 9,55).

3 Medalhas de Prata: 
Ítalo Ortega (Nota: 8,75); 
Hadassa Camila (Nota: 8,6); e
Eduardo Genuíno (Nota: 8,5).

3 Medalhas de Bronze: 
Maria Clara Augusto (Nota: 8,3); Rodrigo Mendes (Nota: 8,1); e
Diliany Kelly (Nota: 8,1). 

Além do Ouro conquistado, o aluno Alan Araújo está participando das Seletivas Nacionais para compor a equipe brasileira que irá competir nas Olimpíadas Internacionais, que acontecerão na China em novembro desse ano para os estudantes selecionados na OBA de 2017.

No ano passado, a escola conquistou 5 medalhas (1 ouro, 2 pratas e 2 bronzes) e agora já soma 12 no total. 

Neste ano, além da EMPROFEC, a Escola Estadual Desembargador Vicente Lemos (EEDVL) também conseguiu pódio na OBA. O estudante Renan Constantino conseguiu uma inédita e honrosa medalha de bronze, no Nível IV (Ensino Médio), com uma nota de 6,45. 

Para participarem da OBA, tanto os alunos da EMPROFEC quanto da EEDVL são preparados pelo professor de Ciências da Natureza, Lutemberg Lima de Medeiros, principal incentivador dos estudos em Astronomia no município.

"Os resultados são oriundos de um esforço coletivo das escolas, que envolve a contribuição de todo mundo. Na EMPROFEC, somente os estudantes dos 9° anos são inscritos. Para a edição desse ano, houve uma intensa preparação, que começou no último bimestre de 2017, quando esses alunos ainda estavam no 8° ano. Na EEDVL, mesmo com a greve, conseguimos ainda oferecer pequenos aulões preparatórios ". 

De acordo com o professor, os resultados são muito expressivos para uma pequena cidade como Elói de Souza, a qual tem pouco mais de 6000 mil habitantes. "É mais de uma medalha por mil habitantes, conta". 

Além disso, ele ressalta também que tais sucessos na Olimpíada mostram que é possível acreditar na Escola Pública brasileira: 
"Ainda falta muita coisa. A formação dos meninos e meninas para prova foi com piloto, quadro, vídeos e materiais que a gente dava um jeito de improvisar, mas, com dedicação, conseguimos superar essas barreiras. ". 

Para finalizar, o professor cita que os estudantes gostam de estudar Astronomia, e isso os deixam incentivados para participar da prova: "Astronomia é uma ciência encantadora. É uma nova visão de mundo que é construída. A gente começa a perceber que, aos poucos, uma cultura de contemplação aos fenômenos e estudos astronômicos está começando a surgir na cidade. Quando tem um eclipse, uma conjunção, a divulgação entre os alunos é intensa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário