Mais registros sobre a chuvarada desta quinta (22)

De acordo com as informações passadas ao blog pelo Sr Francisco Ivan Câmara, popularmente conhecido por Ivan de Chagas, no sítio do pai dele, que está localizado a cerca de 1,5 quilômetros da sede do município, foram registrados 132 milímetros o que reforça a minha tese de que a chuvarada que caiu sobre Elói de Souza na tarde/noite desta quinta-feira (22), foi a maior dos últimos 30 anos.

Em conformidade com os registros passados ao Blog, até o momento, já caíram aproximadamente 300 milímetros de chuvas somente neste mês de fevereiro, o que é uma marca histórica para o período.

Para se ter uma idéia da dimensão da chuva, o açude do governo, o maior e principal reservatório natural de água do município, recebeu um volume tão intenso de água que está prestes a sangrar, coisa que há muitos anos não ocorria. Também há registros de que diversos outros açudes de menor porte em localidades rurais do município estão cheios e muitos até sangraram. 

É evidente que em situações assim os problemas também aparecem, e seria hipocrisia minha omitir alguns fatos que precisam ser levados em consideração, mesmo admitindo que chuvas assim são incomuns, para que as soluções possam ser tomadas no sentido de repará-los para que o problema não se torne uma constante sempre que as chuvas chegarem. Citarei abaixo alguns deles.

Nas ruas Vereador  Manoel Gomes e na Socorro Lopes, existem locais onde a água escorre com muito volume e força causando estragos na pavimentação e até pondo em risco algumas residências que ficam na área do escoou. No conjunto habitacional Santa Luzia, o problema é mais sério e carece sobretudo de um estudo técnico mais aprofundado, pois parte do serviço de pavimentação que está sendo feito no local, foi destruído ou comprometido em razão da passagem d'água de um riacho exatamente naquele local. 

Mas os problemas são considerados ínfimos em relação aos benefícios que as chuvas trazem consigo a partir da hora em que toca o nosso árido solo, posso dizer que a partir daí, a vida se transforma em todos os sentidos! E, em uma só voz, devamos dar graças a Deus! 




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário