Mas porque a véspera é tão significativa para muitos? Por se tratar de uma data que antecede o dia de São Pedro e os festejos se avolumam como se fosse uma despedida antecipada das festas juninas iniciadas no dia 12 com Santo Antônio, dia 23 com São João e finalizando com São Pedro no caso, amanhã, 29.
Em Senador Elói de Souza, uma emenda parlamentar à Lei Orgânica do Município (LOM) instituiu feriado municipal o dia 29 de junho, por se tratar da realização de uma tradicional festa em nossa cidade, inclusive sendo apontada por muitos como a maior festa do município. A popularização da data foi tão intensa que a Câmara Municipal criou o feriado para que a festa fosse inserida no calendário de festas populares do município. Anos mais tarde sofreu modificações nas datas, passou até se chamar de Pedro João, ou João Pedro e acabou zerando a tradicionalidade.
Nos anos atuais, pouco restou-nos para comemorar a data se não, preparar uma boa comida a base de milho verde, acender uma fogueira e ouvir no rádio ou em algum outro dispositivo antigas músicas sugestivas no sentido de dar continuidade, mesmo que na individualidade, à festa de São Pedro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário