Municípios do RN vivem drama financeiro

As frequentes quedas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) vem causando um enorme conflito financeiro às prefeituras da maior parte dos municípios do Rio Grande do Norte.

O drama financeiro em que vive os municípios potiguares com as frequentes quedas nos repasses da União, agora terão um novo motor para piorar a já achatada arrecadação. O Tribunal de Justiça do Estado (TJRN) ajustou a arrecadação do município de Upanema baseado nas informações do último censo promovido pelo IBGE que alterou o número de habitantes para 14.282. Com esta decisão, aconteceu o ajuste no repasse financeiro para aquele município e a consequente queda para os demais.

Para piorar ainda mais a situação, o desconto surgiu justamente num período onde o arrocho financeiro nos municípios vem se tornando cada vez mais um algoz para as administrações. Para se ter uma ideia, a previsão passada pelo Tesouro Nacional divulgada nesta segunda-feira , os repasses de junho sofrerão queda de (-24%) em relação a maio e em julho terá uma nova retração de (-13%) em relação a junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário