Produtores rurais recebem curso sobre controle de pragas e enxerto de cajueiro

Nesta semana passada, de 09 a 13 de maio, a parceria entre a Prefeitura Municipal de Elói de Souza, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater, Sindicato de Produtores Rurais e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar, realizaram um valioso curso que tem por objetivos principais revitalizar a cultura cajueira dentro do município.

Por anos os cajueiros tiveram um papel importante na economia interna do município, por se tratar de uma cultura de entre safra e por sempre ter sido uma forte geradora de renda dentro das comunidades rurais do município. Entretanto, essa oferta, ano após ano, vem sofrendo uma forte desaceleração produtiva motivada por alguns fatores ambientais.

Apontados pelos produtores como causas principais da queda na produção, estão as recorrentes estiagens que tem assolado a região Nordeste do País, a falta de uma política consistente de incentivos à produção e o mais agravante, uma praga que vem causando sucessivos estragos à cultura transmitida pela mosca branca. Tudo isto tem contribuído de forma drástica a continuação da cultura dentro do território municipal.

Ao final do curso, que teve a duração de 5 dias, os produtores puderam aprender novas práticas de manuseio através de como proceder corretamente o enxerto de mudas da espécie, assim como, desenvolver de forma orgânica e sustentável o controle da praga da mosca branca, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário