Política em movimento – I

Mal iniciou o processo de formação dos grupos que pretendem formalizar os nomes dos seus pré-candidatos para concorrer às eleições deste ano, principalmente dos cargos da chapa majoritária (prefeito e vice), as especulações voltam a se repetir como sempre, para não perder o brilhantismo do processo político.

Até o momento, e acredito que será assim até o final, dois grupos estão sendo formatados para concorrer ao pleito. De um lado o prefeito Kerginaldo Medeiros que elucidou o seu candidato desde 2012, quando ainda em campanha pela reeleição, lançou o seu companheiro de chapa Grimalde Ferreira para a sua sucessão.

O segundo grupo, ainda está em formação, comandado pelo ex-prefeito Ozailton Melo procura reconduzir o nome do seu irmão Ozael Teodósio (Baía), que ficou na terceira colocação nas eleições de 2012, como concorrente ao cargo de prefeito pela oposição.

Mesmo ainda em formação, os grupos se articulam na medida em que o tempo passa, para encontrar as melhores formações para a disputa. O grupo que tem Grimalde como candidato, teve vários nomes lembrados e ou lançados para complementar a chapa, eu citaria os nomes do ex-candidato a prefeito Júnior Bilú que inclusive por duas vezes ostentou o segundo lugar em pleitos passados, o atual procurador-geral do município Pablo Thiago, que surgiu como uma nova e promissora liderança, a partir de 2014 quando das eleições estaduais, o professor e ex-vice-prefeito por duas vezes Josué Campos de um vasto e memorável histórico político no município, o ex-vereador Neto de Domício detentor de vários mandatos como parlamentar sempre muito bem conceituado na política local pela sua mobilidade entre os grupos. Enfim, o grupo inflou de tal modo que gerou muitas expectativas a todos que passaram a se mostrar interessados a participar diretamente ao cargo. Entretanto, como a grande maioria sinaliza para a consolidação do nome de Júnior Bilú para fazer companhia a Grimalde, alguns se sentiram insatisfeitos e aí iniciou-se o processo especulativo “quem fica e quem sai”.

Nos bastidores, à meia-boca, dizem por aí que alguns que hoje participam do grupo de Grimalde, estão sendo convidados a ingressarem no grupo de Baía e há entre os contatados, alguns que topariam ingressar em uma nova camisa, só não se sabe qual a cor, até porque os dois lados vestem vermelho..rsss.

Bem, a campanha está apenas iniciando-se, essas conversas e prognósticos devem se modificar ou se concretizar. Só o tempo poderá dizer. É tudo uma questão de articulação, quem tiver mais habilidade irá conseguir colher os frutos, mesmo aqueles que nasceram no quintal do vizinho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário