Com 487 casos confirmados de microcefalia, governo de PE decreta estado de emergência

A situação é grave e vai além do que podemos imaginar. A incidência da microcefalia na região Nordeste ganha cada vez mais atenção das autoridades para um problema que poderá tornar a já doente, Saúde pública em um caos.

Em Pernambuco, onde foram registrados o maior número de casos, o Governo do Estado e a prefeitura do Recife decretaram estado de emergência, após receberem um relatório oficial de que até terça-feira passada, já teriam sido confirmados 487 casos de microcefalia em todo estado.

A infecção do vírus através da picada do Aedes aegypti conhecida como zica, a princípio foi considerada como uma prima da dengue com menores proporções, no entanto, não se tinha noção dos efeitos que ela podia trazer aos humanos que a contraísse. Nas mulheres grávidas, o vírus ataca na formação do feto e remete-os à microcefalia, doença que atua na malformação craniana dos bebês e que pode inclusive levá-los à morte.

A situação é complicada, uma vez que além do estado de Pernambuco, outros estados nordestinos também registraram casos da doença, inclusive o Rio Grande do Norte. O combate não basta apenas ser feito pelos órgãos governamentais, mas é necessário sobretudo, que o maior responsável pela proliferação dos agentes transmissores, atuem decisivamente no combate ao mosquito realizando com muito cuidado o trabalho de exterminar todos os ambientes que possam servir como criadouros em suas casas. Se estas ações não forem tomadas energicamente, de nada irá adiantar às ações dos órgãos governamentais. Tem de haver parceria entre o povo e o governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário