TCU deve julgar contas de Dilma de 2014 nesta quarta

Aguardado para hoje, quarta-feira (7), o julgamento das contas da presidente Dilma Rousseff no ano de 2014, pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Entre as irregularidades apontadas pela corte estão as chamadas "pedaladas fiscais" que são manobras para aliviar, momentaneamente, as contas públicas.

Em meio a esse embate, a Advocacia Geral da União, (AGU) pediu na véspera ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão do julgamento, mas não houve resposta da corte, pelo menos até agora.

Quem de fato irá julgar as contas é o Congresso o TCU faz o papel analítico e de acordo com a análise, faz a recomendação aos parlamentares. Entretanto, uma eventual rejeição por parte do TCU poderá ser usado como argumento pelos parlamentares para uma abertura de processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Antes do julgamento das contas, o plenário do TCU irá decidir se acata ou não o pedido feito pela Advocacia Geral da União para que o relator, ministro Augusto Nardes, seja afastado da condução do processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário