MS confirma casos de Zika vírus no RN e em outros estados

O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira (14) a circulação do zika vírus no Brasil. Segundo o ministro Arthur Chioro, oito amostras recolhidas de pacientes em Camaçari, na Bahia, e outras oito no Rio Grande do Norte são da doença.


As amostras foram testadas pelo Instituto Evandro Chagas e pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC). Apesar da entrada do vírus no Brasil e de 1.200 suspeitas sendo investigadas no Nordeste, o ministro disse não haver motivo para preocupação.

Isolado pela primeira vez em 1947, a partir de amostras em macacos Rhesus na floresta Zika, em Uganda, o zika vírus é uma doença viral que passa sozinha, em geral, após até sete dias.

Ela se caracteriza por febre, dores musculares, manchas vermelhas no corpo, inchaço nas extremidades, e dor atrás dos olhos, que também podem ficar vermelhos. A transmissão se dá por meio da picada do mosquito Aedes Aegypti e há um período de incubação de cerca de quatro dias.

O tratamento é baseado no uso de paracetamol para febre e dor. Não há registros de óbitos causados pela doença. Também não há vacinas contra ela. As medidas de prevenção são semelhantes às da dengue e da chikungunya.

Nenhum comentário:

Postar um comentário