INFORMATIVO—DFDA

DFDA-RN PARTICIPA DA 88º REUNIÃO DO COMITÊ DA SECA
Criado em Abril de 2012, o Comitê da Seca discute os projetos de combate à seca e beneficiamento do agricultor do Estado. Na segunda-feira, 05 de maio, foi realizada a 88º reunião do Comitê. Estavam presentes representantes dos órgãos CAERN, DFDA-RN, FETARN, IDIARN, Secretaria da Agricultura, EMATER, Defesa Civil e EMPARN.

Gilmar Bistrot, meteorologista-chefe da EMPARN, ministrou uma pequena palestra falando dos efeitos da seca no Estado do RN. Segundo ele, o mês de maio será decisivo para o interior do Estado—principalmente para as regiões Central e Oeste. Apesar de ter chovido 400 milímetros em 50 municípios, ainda há uma grande preocupação em relação a situação do abastecimento para o consumo humano.

De acordo com ele, houve uma “janela de chuvas” que recuperou o mês de Abril no fim, principalmente as regiões de Mossoró e Seridó . O fenômeno deu-se por uma oscilação 30-60 dias, uma prorrogação das ondas atmosféricas ao longo do globo terrestre e em torno do Equador, formando nuvens que chegaram ate o nordeste brasileiro, diz Gilmar.
Segundo a Companhia de Aguas e Esgotos do Estado do Rio Grande do Norte (CAERN), ainda há cidades no interior do Estado localizadas no Alto Oeste e Seridó , que estavam em situação de colapso no abastecimento de aguas. As situações mais críticas são em Pau dos Ferros e Caicó . Em contraponto, Gilmar garante que as chuvas continuaram no Estado ate o fim de Maio principalmente no Alto Oeste Potiguar, mas não será o expressivas para o abastecimento dos grandes reservatórios do Estado, como por exemplo, o Armando Ribeiro Gonçalves. Devido a s pequenas alterações na temperatura dos oceanos Atlântico Norte, que esfriou e Atlântico Sul que esfriou, nos da a ideia de um inverno dentro da normalidade.

.VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA E MOCO DA BANANEIRA: Iniciou-se no dia 1° de Maio o período de vacinação do Gado contra a Aftosa e vai ate o ultimo dia do me s (31), onde se encerra a primeira etapa do projeto.
O Estado do Rio Grande do Norte já obteve o certificado de Área Livre da Aftosa, e agora a IDIARN com o apoio da Secretaria de Agricultura do Estado tem o desafio de vacinar 90% do rebanho do Estado para obter a o certificado de Área Livre Internacional da Aftosa, concebido pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).
O criador de gado que após vacinar seu rebanho, devera declarar o rebanho vacinado, ate o dia 15 de Junho de 2014.

MOCO DA BANANEIRA: Com cerca de 5.800 hectares de plantaçao de bananas, um dos principais produtos da fruticultura, o Rio Grande do Norte esta com segurança alimentar em dia para o consumo e exportação da fruta. De acordo com o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn), pragas como o mal do Panamá , a sigatoka negra e o moco da bananeira esta o sob controle no Estado.
Informativo Semanal Eletrônico da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário do RN 01/08/2013 15:46

Para manter a condição de segurança alimentar da banana, as barreiras fitossanitárias do Estado exigem certificados e licenças para a importação de outros estados e países. O RN pode ser declarado Área Livre do Moco da Bananeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário