Fechamento de escolas na região rural preocupa o governo

Com uma assustadora média diária de 8 escolas que fecham suas atividades nas regiões rurais do país, conforme dados levantados pelo Censo Escolar, o governo federal enviou ao Congresso um projeto que visa estancar essa prática.

A proposta aprovada na semana passada no Senado, será encaminhada para sanção presidencial. Dilma considera essa prática um grande transtorno à população rural, que "ou deixa de ser atendida, ou passa a demandar serviços de transporte escolar". Daí a ideia de exigir estudos e consulta prévia à comunidade sobre o fechamento ou não das escolas. Prefeituras e Estados alegam custos de manutenção e problemas de estrutura para o funcionamento destas unidades.

Um comentário:

  1. Carlos, a mensagem da Presidente Dilma Roussef à Câmara Federal (desde o ano passado) se transformou num Projeto de Lei da Câmara Federal (PLC) com número 98/2013, aprovado no dia 26/02/2014, pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte.

    1) O Projeto altera o Artigo 28 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), que é uma espécie de "Constituição" da Educação, ou seja, ela é a lei maior que rege toda a Educação no Brasil. Portanto, não podemos infringi-la;

    2) O Projeto de Lei aprovado (98/2013) exige a manifestação dos órgãos normativos para o fechamento de escolas da zona rural. No nosso caso, o órgão normativo é o Conselho Municipal de Educação, que decidirá sobre a continuidade das escolas;

    3) Os Conselhos devem levar em conta vários aspectos: quantidade de alunos matriculados, condições da escola, existência de professores qualificados, existência de outra escola nas proximidades, transporte escolar disponível, sistema de ensino.

    Obs.: Solicitaremos ao Presidente do Conselho Municipal de Educação que convoque extraordinariamente seus Conselheiros para que possamos analisar cada caso, suas realidades e suas viabilidades, a partir de dados concretos e reais.

    ResponderExcluir