Padre Severino Neto fala sobre a fundação de Senador Elói de Souza

O povoado de Caiada de Baixo, hoje Senador Elói de Souza, data da terceira década do século XIX. O seu fundador Manoel Rodrigues, conhecido como “Cabeça Branca”,  oriundo  da  cidade  de  Santa  Cruz/RN;  chegando  a  estas  terras  e  fixando residência neste povoado, como bom católico que era, conseguiu a vinda do Pe. João Jerônimo  da  Cunha,  vigário  de  Santa  Cruz,  para  celebrar  a  primeira  Missa  nesta localidade; ato realizado em sua nova morada, a 11 de fevereiro de 1838.

Segundo a memória viva, da localidade, esta Missa foi celebrada debaixo de uma latada de palhas,

Vinte anos depois deste acontecimento, Nossa Senhora apareceu a uma jovem chamada Bernadete na cidade de Lourdes na França. Em 1911, foi construída a primeira capela neste povoado.  A sua  bênção inaugural,  data  de  28  de  novembro de  1911,  com uma Missa celebrada pelo cônego, Estevão José Dantas Paschoal, vigário de Macaíba. Devido a devoção  do  velho  “Cabeça  Branca”  a  Nossa  Senhora  de  Lourdes,  esta  capela  foi dedicada a mesma, que de hora por diante seria Padroeira destas terras.

Hoje, 11 de fevereiro de 2014, nossa tão simpática cidade está completando 176 anos de fundação. Esta cidade como vimos, nasceu católica, adorando Jesus na Hóstia Santa, celebrando a Santa Missa e quis Deus que Nossa senhora de Lourdes, fosse Mãe e Padroeira do nosso povo. Como é bonito saber que deste chão sagrado saiu homens e mulheres que adornam com tantas virtudes o nosso estado.

Vamos conhecer e preservar nossa história, pois um povo que não guarda e preserva sua história, o seu passado é um povo sem futuro. “Salve ó caiada antiga! Salve ó caiada amiga! hoje és Senador Elói de Souza, minha terra tão querida”. Viva Senador Elói de Souza, Viva a nossa terra amada.
construída na parte da frente da morada do velho; Cabeça Branca. Este 11 de fevereiro de 1838 ficaria sendo de hora por diante, de fato e de direito, como a data de fundação do então povoado de Caiada de Baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário