Alerta; estrada compromete segurança da população

Hoje quero abordar um problema considerado sério mas que tem sido relevado por todos os órgãos responsáveis pela segurança dos cidadãos.

Às vésperas do inverno, precisamos renovar nossos cuidados com um dos problemas de locomoção e segurança dentro da nossa cidade. Com a chegada das chuvas, um velho e grave problema até então insolucionável tende a voltar a discussão.

O Rio Jundiaí que divide a cidade ao meio, dependendo do volume das chuvas, receberá novas cheias como é habitual. Como nele só existe uma passagem molhada no que descaracteriza numa travessia segura por pedestres e veículos, todos recorrem a entrada e saída pela RN 120 pela possibilidade de se utilizar da ponte, o fluxo tanto de pedestres quanto de veículos se multiplica pelas razões já citadas.

Com essa única possibilidade de tráfego disponível, pedestres e veículos disputam o pequeno espaço de acostamento que há na rodovia, causando um risco em alto grau para os usuários. Como não há redutores de velocidade, nem placas de advertência às margens da rodovia, os veículos costumam trafegar em altas velocidades onde praticamente não seriam capazes de evitar possíveis acidentes envolvendo os pedestres que trafegam por ela.

Como a cidade fica dividida pelo volume das águas no leito do assoreado rio, que dá acesso as escolas, hospital, postos de saúde, delegacia de polícia, dentre outros órgãos essenciais do município, é imprescindível a utilização das ínfimas margens (acostamento)da RN 120, por crianças, jovens, adultos e idosos, o que torna esse trajeto em um verdadeiro risco de vida.

A solução final para toda essa problemática, seria a construção de uma passarela por sobre o leito do rio o que traria maior segurança para os cidadãos. Mas para amenizar provisoriamente esses riscos, fosse encaminhado ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER) uma comissão mista formada pelos representantes dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e outros representantes de classe para na tentativa de sensibilizar o governo estadual a tomar as medidas necessárias para a segurança dos eloidesouzenses. A causa é nobre e ficar parado esperando acontecer o pior é que é inadmissível.

2 comentários:

  1. Carlos, a sua preocupação é justificável. Na realidade, o que observamos diariamente é o perigo constante que ocorre com os usuários da estrada, além das irregularidades cometidas pelos motoristas. Com certeza, algo precisa ser feito para evitar o pior.

    ResponderExcluir
  2. Verdade Carlos!e ainda para piorar mais, tem a questão dos animais soltos, percebo também um numero grande de crianças, vindas muita das vezes dos assentamentos próximos, que fazem esse trajeto sem se dar conta do grande perigo que estão correndo.

    ResponderExcluir