Vereadores obstruem sessão que tratava de avanços do município

Uma reunião extraordinária marcada para esta quinta-feira, 30, convocada pelo Executivo para apreciar projetos de Lei de alta relevância para o desenvolvimento do município de Elói de Souza, azedou.

Dos nove vereadores apenas três compareceram à sessão, a presidente da Casa, Edivânia Cassimiro e os vereadores Márcio Gley e Maurício Hortêncio. Como não houve quorum, os projetos não foram apreciados pelo plenário.

O primeiro PL tratava sobre a criação do sistema de estágio remunerado. Esse Projeto dotaria o município de poder efetivar contratos em forma de bolsa para que estudantes que estejam cursando o nível superior, possam ter incentivos financeiros através do trabalho para a continuação dos seus estudos.

O segundo PL tratava da modificação de rubrica, ou seja, apenas mudar o nome de construção de uma lavanderia para a criação de um balneário turístico.

O terceiro PL visava autorizar o Município a adquirir um terreno na localidade de Lagoa dos Cavalos, zona rural deste Município, para construção de um novo cemitério público, uma vez que a capacidade do atual já está totalmente comprometida, construção de unidades habitacionais via projetos sociais, nova unidade de saúde com maior capacidade de atendimento médico dentre outras utilizações.

No meu entendimento, alguns vereadores, no caso a maioria, não querem, sabe Deus o porque, o desenvolvimento do município. Desde 2013 o Executivo tem tido sumários problemas de emplacar projetos que dependam da aprovação do Legislativo. Argumentos para que os projetos sejam truncados não faltam. Tomando por exemplo esses três últimos significativos projetos que poderiam ter sido apreciados na noite de ontem, onde alguns vereadores inexplicavelmente deram às costas. Não podemos permitir que os interesses particulares da especulação política se sobreponham ao interesse público, e a população por hipótese alguma, deve ser penalizada por atitudes particulares dos seus representantes.

2 comentários:

  1. Carlos, sem entrar no mérito dos Projetos, por considerar todos de grande importância para o nosso município, gostaria de tecer alguns comentários sobre o fato por achar, no mínimo, estranho o fato de 06 (seis) Vereadores não terem comparecido à sessão:
    1) Eles foram realmente convocados? Há provas? A convocação foi feita a tempo?
    2) Se eles foram convocados, já tinham conhecimento sobre os assuntos?
    3) Conversei, à tarde, com o vereador Ronaldo e ele não tratou sobre o assunto;
    4) O Vereador me afirmou que a Câmara voltaria a se reunir apenas em fevereiro;
    5) Tenho plena convicção de que os Vereadores não votarão contra os projetos do executivo sem uma base sólida de argumentos;
    6) Os vereadores faltosos têm todo o direito de tornarem pública cada justificativa;
    7) Também tenho a certeza de que o "Blog do Carlos" oferecerá o espaço necessário para as devidas explicações, pois conheço muito bem o seu produtor, além da sua vasta experiência como parlamentar e político atuante no município.

    ResponderExcluir
  2. Carlos, conversei ontem à noite com os Vereadores Ozias Júnior, José de Arimatéia (Ari) e Gilberto Lourenço. A explicação dada é que a comunicação da reunião não chegou em tempo hábil (conforme prevê o Regimento Interno da Câmara). O Vereador Ari acrescentou que não recebeu a sua, apenas foi informado por telefone e que os vereadores precisam ser mais valorizados no cumprimento da Legislação pertinente ao acionamento parlamentar. Pela importância dos Projetos, temos plena certeza de que tudo será resolvido e todos os conterrâneos serão beneficiados.

    ResponderExcluir