Câmara Municipal empossa nova Diretoria

Em Sessão Extraordinária realizada no plenário da Câmara Municipal em atendimento ao Mandado Judicial que tornou nula a eleição realizada em 1º de janeiro do corrente ano, cinco dos nove vereadores que compõem a Casa Legislativa Municipal, realizaram uma nova eleição para preenchimento dos cargos que tornaram-se vagos em decorrência da decisão judicial.

Aberta a Sessão, apenas uma chapa concorreu aos cargos e após votação nominal, foram empossados os seguintes vereadores: Presidente, José Irimar Câmara, Vice-Presidente, Francisco Vital da Silva, Primeiro Secretário, Márcio Gley Cunha e Segundo Secretário, Edivânia Pereira Cassimiro Victor. Esta Mesa Diretora recém empossada governará os destinos do Legislativo Municipal por pouco mais de três meses.

Ainda na mesma sessão, foram realizadas mais três votações correspondentes aos mesmos cargos para os próximos anos, já que o regimento, ora modificado, prevê mandatos anuais para os membros da Mesa Diretora. Os resultados conforme as votações apuradas foram os seguintes:

2014
Presidente: Edivânia Pereira C Victor
Vice-Presidente: Maurício Hortêncio da Costa
Primeiro Secretário: José Irimar Câmara
Segundo Secretário: Márcio Gley Cunha

2015
Presidente: Maurício Hortêncio da Costa
Vice-Presidente: Márcio Gley Cunha
Primeiro Secretário: Edivânia P Cassimiro Victor
Segundo Secretário: José Irimar Câmara

2016
Presidente: Francisco Vital da Silva
Vice-Presidente: José Irimar Câmara
Primeiro Secretário: Maurício Hortêncio da Costa
Segundo Secretário: Edivânia P Cassimiro Victor

4 comentários:

  1. Primeiramente me vem a cabeça uma indagação , O que faz o senhor Neto dentro do ambiente que deveria ser somente dos vereadores ? e o que é pior, não se encontrava como um mero espectador da sessão , mas sim como um participante , a todo momento influenciando na solenidade . Se esse movimento foi criado em nome da legalidade , do respeito as normas , teria o senhor Neto legitimidade para estar neste confortável local???
    ESSE NÃO SERIA UM LUGAR EXCLUSIVO DOS VEREADORES???


    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Carlos Alberto, boa tarde:
    Ainda me recuperando do susto passado na manhã de ontem, quando um caminhão bateu no meu carro, na Reta Tabajara, danificando apenas o veículo, somente hoje me sinto mais consciente para comentar sobre os fatos ocorridos com a Câmara Municipal, ultimamente:
    1) Em 1º de janeiro de 2013, na Sessão realizada na Escola Vicente Lemos, foi escolhida a composição da Mesa para o mandato dos 04 anos da Câmara Municipal. Tudo parecia normal e, no transcorrer do tempo, alguns vereadores discordantes questionaram o fato na Justiça;
    2) Nesse mesmo período, e provavelmente repercutindo decisão da escolha da Mesa, alguns Vereadores mudaram o posiciamento político, e passaram a fazer críticas à administração, surpreendendo os meios políticos, pois alguns tinham sido eleitos na Coligação vencedora;
    3) Recentemente, surpreendendo ainda mais, chegou uma decisão judicial anulando a escolha da Mesa Diretora da Câmara Municipal, e mandando realizar uma nova eleição, respaldada na decisão que permitia a gestão por apenas um ano, o que não era permitido no dia 1º/01/2013;
    4) A partir daí, as articulações começaram, mas o grupo de vereadores vencedor no início do ano estava convicto de uma nova vitória, pois além dos Vereadores Ronaldo, Gilberto, Ari, Edivânia e Maurício, também tinha a adesão do vereador Ozias. Mas tudo mudou de rumo;
    5) Os Vereadores Maurício e Edivânia se juntaram aos Vereadores Francisco Vital, José Irimar e Márcio Gley e formaram um novo grupo, cujas composições para assumir a Mesa Diretora estão no teor da notícia. Os motivos para as mudanças cabem a cada um explicar, se convier;
    6) O que sempre defendemos é que os Poderes devem ser independentes e que cada um deve decidir sobre seus destinos, e a intervenção de qualquer um sobre o outro fere a lei da Democracia e os preceitos constitucionais, além da própria Lei Orgânica do nosso município;
    7) Quanto às injunções políticas, elas são inevitáveis, tanto do lado oposicionista, quanto do lado situacionista. Agora, somente o tempo dirá se as mudanças da composição da Mesa da Câmara terão influência no quadro político municipal. Todos aguardam as primeiras ações.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de informar ao senhor Josué que em momento algum eu afirmei que votaria no outro grupo. A minha relação com os mesmos foi baseada no trabalho que estavamos desempenhando e devido a minha proximidade com os mesmos as pessoas começaram a comentar este fato e quem comentou mentiu.

    Sou um homem de palavra e dei minha palavra ao vereador Dede de Chagas mas devido aos comentários infundados o vereador não me procurou em momento algum.

    Já esclareci com Dede o assunto mas, quero deixar bem claro, que todas as vezes que fui procurado pelos outros vereadores para falar sobre a eleição da câmara eu só tive um resposta, que foi: só posso conversar com vocês depois que conversar com Dede, o que infelizmente não aconteceu.

    ResponderExcluir
  4. Peço desculpas ao Vereador Ozias, mas a relação parlamentar com o grupo dos Vereadores Gilberto Lourenço, José de Arimatéia e Ronaldo Gabriel me levou a interpretar erroneamente, se realmente não era a intenção de Vossa Excelência. Como a política é muito dinâmica (principalmente para aqueles que não cumprem com a palavra dada), talvez tenha sido este o motivo do engano de muitas pessoas. No mais, desejo que continue fazendo um trabalho em prol da população, ao lado dos demais edis, e que a política partidária seja feita apenas na hora determinada.

    ResponderExcluir