Operação "Animais no Cercado" foi iniciada hoje (18)

Após um longo período de carência, foi dado início na manhã desta quinta-feira (18) o recolhimento dos animais que se encontram às soltas na circunscrição urbana da sede do município de Senador Eloi de Souza, por força do Decreto Executivo 003/2013 de 22 de abril de 2013.

O Decreto previa um prazo para execução de 30 dias, onde caberia aos proprietários encontrar uma solução para a criação dos seus animais em local seguro, no entanto, por força da seca que assolava o município, o prefeito Kerginaldo resolveu estender esse prazo na expectativa de que com a chegada das chuvas, os proprietários dos animais se sensibilizasem do problema e fizessem o recolhimento expontâneo.

A princípio a decisão foi prender os animais que supostamente não tenham proprietários, no caso os jumentos, que ficam espalhados de forma perigosa nas margens da RN 120 e outros que trafegam pelas ruas, praças e até em calçadas de moradores, causando danos a arborização e espalhando sugeiras (dejetos) por toda parte.

Hoje pela manhã uma equipe deslocou-se para capturar os animais e em pouco tempo já havia sido apreendidos cerca de 10 (dez) jumentos que foram encaminhados para uma área de preservação ambiental do INCRA, onde foi constatada a presença de pasto abundante e água para a sobrevivência dos animais.

Um outro problema apontado por pessoas da comunidade dão conta de que muitas crianças se utilizavam destes animais de forma arriscada, trazendo possíveis danos a integridade física deles, além dos mal tratos que os bichos sofriam com a utilização inadequada. Assim sendo, as providências adotadas pela Prefeitura é politicamente correta de vários pontos de vista.

Um comentário:

  1. Carlos, finalmente a Lei se fez valer. Já era tempo, pois as oportunidades dadas aos "donos" dos animais foram muito extensas. É a lei...

    ResponderExcluir