Vem aí mais um capítulo político local para 2016

Sem se falar que em 2014 o País viverá um novo certame político, isso é o que menos interessa, pelo menos aos políticos de Senador Elói de Souza, o clima e o papo que rola nos encontros de políticos, é com relação a sucessão do prefeito Kerginaldo. Vários prognósticos são lançados que só o tempo e a performance política dos envolvidos deverá dar destino.

É fato que Kerginaldo deverá passar o cargo no primeiro trimestre ou talvez no meado de 2016 ao seu atual vice-prefeito Grimalde, a data dependerá da consolidação da candidatura do seu filho, Kerginaldo Júnior (Juninho), que deverá ou não, concorrer a uma das cadeiras da Câmara Municipal.

Atendendendo um convite do meu colega secretário municipal de agricultura, Emmanuel Iran, tive o prazer de reencontrar o meu amigo e ex-prefeito, Adilson Bilú, que sem perda de tempo, anunciou-me o seu apoio político ao grupo liderado pelo prefeito Kerginaldo, sinalizando para uma grande possibilidade de apoiar a candidatura do vice-prefeito Grimalde Ferreira. Bilú que chegou em companhia de Joelson, empresário de uma Imobliária e proprietário da banda Forró Rodado, Ivanildo, empresário da banda Pegada Forrozeira e Neto Arruda, filho de Joelson, tendo sido apontado por Bilú como futuro candidato a vereador deste município nas eleições de 2016. Bilú e seus amigos foram recebidos no bar e restaurante de "Dadau", pelos amigos residentes aqui em Sen. Elói de Souza, Zé Braz, Tetê, Lula de Dão, Emmanuel Iran, Chiquinho de Pita, Netão, Jailson (Boca Azul) e Júnior Peba, além de diversos outros populares. Ainda em conversa paralela comigo, Bilú enfatizou que não teria mais clima em apoiar outra candidatura se não a do vice-prefeito Grimalde Ferreira, o que certamente irá ocorrer.

4 comentários:

  1. Boa noite Carlos: mais uma vez o blog vêm publicar matéria sobre a política de nossa cidade e realmente ainda se torna muito cedo para falarmos de política de 2016, porém podemos constatar que a roda de mesa de bar em nosso amigo Dadau tava muito animada com algumas figuras políticas importantes de nossa cidade, estava presentes alguns ex-candidatos a vereadores, atuais secretários e auxiliares da atual gestão, além de amigos e ferrenhos correligionários do ex-prefeito Adilson Bilu. Com certeza sabemos a força assim como as articulações que Bilu ainda tem no ambito de Senador Eloi de Souza, tanto é que uma simples mesa de bar gera comentários políticos e com certeza para alguns políticos a adesão dele ao grupo pode ser fator somatório, porém acho necessário combinar isso com o povo primeiro. Como ja havia comentado no blog anteriormente ainda têm muita água a passar por de baixo do rio da nossa política local e com certeza devemos trassar inicialmente os trilhos da política estadual que será ano que vêm para posteriormente pensarmos em 2016.
    Quanto ao pretenso candidato a vereador, será que ele sabe pelo menos onde fica Senador Eloi de Souza?
    as articulações são muitas .... mas vamos aguardar, acho que ainda vêm muita novidade até 2016!

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Carlos Alberto, bom dia.
    Inicialmente, como cidadão, eleitor e morador do município, gostaria de tecer alguns comentários sobre o momento que vive a política local, tendo como parâmetros as novidades ocorridas, os comentários surgidos (inclusive o de Dr. Pablo Thiago) e a nossa experiência pessoal:
    1) Concordo que é muito cedo para falarmos em definições sobre a campanha de 2016, pois a campanha de 2014 poderá definir alguns rumos dos componentes da política local e, como a política muda muitos rumos, as mudanças poderão acontecer até às vésperas do pleito;
    2) Quanto à chegada do ex-prefeito Adilson Bilú ao grupo comandado pelo Prefeito Kerginaldo, muitos aspectos precisam ser avaliados, embora entenda que mais um já é uma soma. No entanto, temos que avaliar como os eleitores (de ambos os lados) estão analisando o fato;
    3) Quanto ao pretenso candidato a vereador, reconheço que não o conheço, mas se ele já é eleitor (ou se vai ser) e filiado a um partido político (e se não for ficha-suja) tem todo o direito de ser candidato, e o povo tem todo o direito de votar (ou não) no seu nome. É a democracia;
    4) Quanto aos comentários de que a vinda das adesões é acompanhada de muitas vantagens pessoais e que o grupo que apoiou a candidatura de Kerginaldo estaria ficando em 2º plano, tudo precisa ser comprovado para não cometermos injustiças tendo como base comentários;
    5) Quanto aos questionamentos que alguns amigos nos fazem de que a vinda do grupo familiar não traz nenhum apoio de peso (um vereador, por exemplo), e afasta os vereadores que já estavam meio afastados, afirmo que tudo é questão de tempo para as adaptações políticas;
    6) Quanto ao fato de que os 02 grupos ainda estão se enfrentando judicialmente, com processos tramitando em Brasília, a decisão da permanência judicial também é da exclusividade de ambos, mas nada apaga o que já foi escrito pela história política local;
    7) Enfim, analiso como da exclusiva vontade dos participantes das conversas políticas todas as decisões que delas se originarem e que caberá a cada um tomar as suas decisões a partir da avaliação de cada um. É assim que reza a democracia e a boa convivência política.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de agradecer primeiramente, ao competente e agradável amigo Carlos Alberto, pela calorosa receptividade que teve comigo e demais pessoas do nosso municipio Senador Elói de Sousa.
    Digo nosso municipio sem medo DR. THIAGO, porque para conhecer um municipio não precisa ser filho da terra,nem ter emprego na prefeitura seja ele concursado ou cargo comissionado, em fim.

    Digo com propriedade, minha terra Eloi de Sousa, minha, não por ser a terra que eu nasci e sim aquela que escolhi para levar o desenvolvimento e progresso a essa cidade que aprendi a querer bem.

    Politica não é meu forte, pois nunca fui nem filiado a partidos politicos, nem sei se vou ser.
    mais sei cultivar amigos como eu cultivei em Eloi de Souza, não pelo que represento como empresário da cidade, e sim como um amigo para todas as horas.

    um forte abraço a todos!!!


    ResponderExcluir