Nos bastidores da política local


Em se tratando de um ‘bicho chamado política’, tudo é válido e possível. Mal passou o processo que reconduziu o atual prefeito Kerginaldo Medeiros ao cargo, grupos já se articulam visando as eleições de 2016. Fontes fidedignas apontam para uma aliança entre o grupo liderado pelo prefeito Kerginaldo, onde terá seu vice, Grimalde Ferreira, como provável candidato a sua sucessão e o grupo liderado pelo ex-prefeito Adilson Bilú, que alcançou o segundo lugar nas eleições de 2012, tendo como candidato o seu irmão Júnior Bilú.

As notícias desse acordo correm às soltas entre o meio. Encontros, jantares, almoços dentre outras ocasiões (Tim Tim), sempre vem precedidos de muita conversação e conchaves. Só não se tem ideia se de fato terá lenha pra queimar por tanto tempo até que o conclave faça aparecer na chaminé, a tão esperada ‘fumaça branca’.

Já o grupo oposicionista pilotado pelo ex-prefeito Ozailton Melo, que em 2012 disputou a prefeitura, tendo como candidato o seu irmão Ozael Teodósio (Baía) e que apesar de ter ficado em terceiro lugar na corrida eleitoral, obteve o melhor desempenho na reta final da campanha, espera os acontecimentos dos fatos para dar encaminhamento as suas estratégias.

Ainda há rumores de que um novo grupo esteja se articulando. Segundo se sabe, este grupo deverá ser composto por dissidentes que se consideram “mal amados” pelos grupos já estabelecidos. Suposições dão conta de que na formação dele, terá a presença inclusive de vereador (es) que esperam a formulação de novas siglas partidárias para bater em retirada das atuais conjecturas políticas.

Por fim, é este o quadro hoje apresentado nos bastidores da política local. É claro que tudo isto são conversas que poderão ou não resultar na formação das forças políticas futuras. Repito, ainda há muita água pra correr por debaixo da ponte.... Se chover é claro.....rsrsrs.

6 comentários:

  1. Carlos, essas articulações surpreendem a todos nós, até porque nem as chapas que disputarão as eleições do próximo ano estão para ser definidas. Mesmo assim algumas interrogações são pertinentes:
    1) Quais são as fontes fidedignas que garantem a aliança do grupo de Kerginaldo (via Grimalde Ferreira) com o grupo de Júnioir Bilú?
    2) Nessa aliança fica definida a chapa majoritária para 2016? Como seria a composição? O que seria viabilizado para a garantia?
    3) O grupo liderado por Ozael Teodózio (Baía) estaria apenas aguardando os resultados das conversas ou também já estaria fazendo as suas alianças com adversários da última eleição?
    4) Esse "novo grupo" que estaria se articulando é formado por quem? Tem Vereadores? Quem? Tem suplentes? Quais? Tem outras lideranças? Porque os nomes não foram revelados?
    5) O que garante que as articulações formadas em 2013 pode perdurar até 2016? A campanha de 2013 não influencia em nada?
    6) Por que tanta pressa nessa definição dos quadros?
    7) Enfim, os eleitores e as lideranças, mesmo sem mandatos mas que representam uma grande parcela do eleitorado, não foram ouvidos por quê? Será que todos vão apenas balançar a cabeça?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caríssimo amigo Josué Campos...a fonte fidedígna a quem eu me refiro, são pessoas de forte influência no meio político, entretanto, como não fui autorizado a revelar seu nome, prefiro mantê-lo no anonimato. Suas indagações de fato são consistentes, no entanto, as respostas estão contidas no dia-a-dia da nossa cidade e creio que nem é preciso revelar e tem mais, eu disse inclusive que tudo não passa de "conversas", uma vez que eu até possa parecer um "mago", mas como não uso bola de cristal e nem incenso do Nepal, não tenho como prever o futuro, apenas relatei aquilo que soube através de conversas informais. Vamos aguardar pra ver se tudo isto vai vigorar ou se apenas são nuvens passageiras. Na vida tudo muda na velocidade do tempo, imagine na política. Num é mesmo?

      Excluir
  2. Boa Noite, Carlos!
    Sabemos que ainda é muito cedo para se discutir os conchavos políticos para as próximas eleições municipais, sabemos que as figuras politicas de Senador Eloi de Souza/RN, já são carimbadas e que possivelmente já existe rumores dos pretensos pré-candidatos a prefeito de nossa cidade, porém possa ser que apareça algumas figuras novas que possam modificar os laços políticos do município, como os sábios da politica sempre falam o movimento político é como um tabuleiro as peças a qualquer momento podem ser alteradas. Vamos aguardar primeiramente os conchavos políticos da eleição estadual, vez que estamos na porta para as o pleito estadual e ainda exite muita indecisão, tenho a certeza que o pleito de 2014 poderá ditar os rumos da política de 2016. Nesse rio ainda irá passar muita água!

    ResponderExcluir
  3. Carlos, toda incerteza gera uma interrogação(ou várias). Portanto, persisto nas interrogações, porque somente através das respostas é que chegamos à verdade. A mentira deve ser evitada por quem trata o povo com seriedade. Não gosto dos conchavos nem dos arrumadinhos e provavelmente por isso é que continuo com minha consciência firme, mesmo que não tenha alcançado todos os objetivos políticos. A maior vitória é a do tempo e da história que o homem pode contar sempre.

    ResponderExcluir
  4. Carlos, tivemos (ontem) uma rápida reunião que contou com sua presença, o Prefeito Kerginaldo, os Secretários Lulão de Dão (da Infra-Estrutura) e Emanoel (Agricultura), além da presença do amigo Bereca. Dentre vários assuntos, esse tema que está em tela foi explicado pelo Prefeito:
    1) Ele afirmou que alguns vereadores que foram eleitos na nossa coligação na última eleição não estavam seguindo o pensamento da administração, que representa a coligação no poder do nosso município, com alguns deles falando inclusive em deixar o PMDB (partido da coligação);
    2) Afirmou que foram os próprios membros da família Bilú que procuraram uma aproximação com o grupo vencedor das últimas eleições e que via nesse aceno uma possibilidade de reforçar o grupo e também o PMDB com novos componentes, mas não havia compromisso formalizado;
    3) Enfim, o Prefeito Kerginaldo fez uma afirmação que resume qualquer especulação e responde a todas as interrogações: "O FUTURO A DEUS PERTENCE".

    ResponderExcluir