Em Patos/PB 40 pessoas foram atendidas em um só dia com sintomas parecidos com os da Covid-19

Acabado de ler com muita preocupação uma reportagem do portal de notícias da cidade de Patos, http://www.folhapatoense.com/2020/05/03/upa-de-patos-atende-40-pessoas-com-sintomas-parecidos-com-novo-coronavirus-num-so-dia/?fbclid=IwAR32-GPInHM3ub68Um1DlWDPPCv9217Gj-Q0DzSjxaCF-newjfW6Oa0PeZo interior paraibano sobre o atendimento em massa em 24 horas de nada mais nada menos de 40 pessoas que apresentavam sintomas semelhantes à infecção causada pelo novo coronavírus.

Nos últimos dias venho acompanhando com muita expectativa o desfecho do avanço da pandemia causada pela Covid-19 em cidades norteriograndenses e de estados vizinhos ao Rio Grande do Norte. E em todas elas os relatos são os mesmos que alguns casos foram detectados, mas, que por indicação de uns "protocolos" os pacientes são orientados a voltarem para suas casas e aguardarem se haverá evolução do quadro para que sejam tomadas as medidas.

Muito bem...tudo tranquilo, mas, esse paciente que está com os supostos sintomas, tem família o que acaba aumentando o potencial de uma infestação, caso se confirme a infecção, e esses familiares certamente tendo contato com o infectado, também correm o super risco de se contagiarem e como ainda não desenvolveram os sintomas, vão proliferando em outras pessoas e assim acaba se tornando algo que foge do controle de qualquer entidade sanitária.

Agora me pergunto, será que não seria mais fácil, isolar e acompanhar um ou dois pacientes ainda em estado inicial? Ou será que seria mais prudente deixá-lo proliferando a infecção e passar a ter cuidado, aí não será mais só dele e sim de uma cadeia de pessoas? Num sei não, mas acho que esses "protocolos" deviam ser revistos principalmente em comunidades pequenas, por que manter o controle de um ou dois é uma coisa, mas, tentar controlar uma dezena ou dezenas já é outra situação, até pelo fato de sabermos das limitações de sistemas pequenos de saúde. 

Volto a insistir que tais "protocolos" devem ser assumidos em cidades grandes que não tem como dar a assistência necessária a cada um pelo número de procura por atendimentos, o que difere em cidades pequenas. Mas como eu não sou da área de saúde, apenas torço que a população não tenha o atendimento retardado pelos "protocolos" da vida, fica a minha palavra e o meu pedido a Deus que nos livre de qualquer mal principalmente em grande escala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário