Eloidesouzenses mantém tradição junina

Andando pelas ruas da nossa cidade, pude comprovar que apesar do passar dos anos e a entrada de novos hábitos, nada foi capaz de substituir a tradição junina. Muitas gente ainda acende acende a fogueira em homenagem, no caso hoje, ao São João. É também um saudável hábito de ao redor da fogueira, assar milho, tomar umas e outras e bater papo com amigos.

É claro que algumas outras atividades juninas já não estão mais presentes no cardápio como: tornar padrinhos e afilhados em nome de São João, assim como se tornar compadre (comadre) de alguém por força da fogueira, fazer adivinhações entre outras brincadeiras usadas por moças e rapazes há muito tempo atrás, sem falar no autêntico forró pé-de-serra que sempre realizado à base de sanfona, triângulo e zabumba e as vezes um pandeiro para dar um rítimo mais frenético às músicas, mas enfim, está mantida a principal ornamentação que é a simbólica fogueira.

Em todas as ruas que eu  tive a oportunidade de passar o clima era o mesmo. Graças a Deus. E viva Santo Antonio, São João e São Pedro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário