Com pouco dinheiro em caixa, municípios terão de ajustar gastos

O recente anúncio sobre a queda vertical dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios - FPM vem causando um tremendo impacto negativo aos gestores municipais que terão obrigatoriamente de cortar gastos sob pena de não conseguirem fechar a conta no final de cada mês.

A previsão da queda estimada pela Secretaria do Tesouro Nacional - STN deve alcançar os 40% em relação ao mesmo período do ano passado. Isto causará um impacto nergativo absurdamente grande principalmente com gastos de pessoal que deverá causar um desnivelamento muito grande no ajuste fiscal das prefeituras levados pelo cumprimento ao que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF.

Alguns municípios, inclusive da região, já estão antecipando a tomada de medidas para estancar a sangria financeira e tentar ajustar suas despesas de acordo com as receitas. É o caso de São Pedro do Potengi e São Bento do Trairi que já decretaram oficialmente as medidas, já em outros municípios, essas mesmas medidas já estão sendo previamente    anunciadas como é o caso de Serra Caiada onde a prefeita Socorro dos Anjos, em redes sociais, anunciou os cortes de gastos da sua administração e por aí vai.

Na última terça-feira (19), o prefeito Grimalde Ferreira reuniu-se com seus auxiliares e preocupado com a situação do achatamento dos repasses financeiros promovidos pela atual situação politico-econômico pelo qual o país atravessa, anunciou que terá de rever e analisar onde serão tomadas as medidas de contenção de gastos da máquina administrativa local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário