Coordenador de endemias fala sobre atuação no combate à dengue em Elói de Souza

Em visita ao Blog do Carlos na manhã desta terça-feira (5), o coordenador de endemias, Aldo Maciel, expôs sobre às ações que a equipe vem realizando no combate ao mosquito proliferador da dengue.

Segundo Aldo, a situação na zona urbana vem melhorando em relação aos locais que possam se formar em criadouros para o mosquito transmissor da doença, tanto é, que às ocorrências sintomáticas tem diminuído significativamente nas últimas semanas de acordo com registros da Secretaria de Saúde do Município. Entretanto, nas visitas realizadas na zona rural, o número de objetos encontrados que se tornam em potenciais criadouros é alarmante. Ele cita como exemplo às localidades de Passagem do Juazeiro e Lagoa do Bola, onde foram localizados diversos focos provenientes de objetos como pneus, tanques a céu aberto, tambores dentre outros.

Aldo ainda relata que toda equipe está em constante trabalho de conscientizar à população sobre a necessidade da prevenção e do combate permanente ao Aedes aegypti transmissor da dengue. Ele ainda alerta para uma nova modalidade de doença que é transmitida pelo mesmo mosquito, chikungunia. Há também registros de pessoas que possam ter sido contaminadas pelo vírus Zica onde os sintomas são bem semelhantes ao da dengue, como febre, diarreia, dores e manchas no corpo, mas, o vírus é mais fraco com sintomas mais brandos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário