Campanha de vacinação contra gripe em todo país começou nesta segunda (4)

O governo federal anunciou nesta segunda-feira (4) o início da vacinação contra a gripe em todo país. A campanha será realizada até o dia 22 de maio. Já no próximo sábado, (9), será o dia de mobilização nacional quando todos os postos de saúde deverão funcionar para realizar a imunização. Receberá a vacina quem faz parte do grupo prioritário, ou seja, a população com maior risco de desenvolver complicações causadas pela doença, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinados os trabalhadores de saúde, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade, os funcionários do sistema prisional e os povos indígenas. Esse público alvo corresponde a cerca de 49,7 milhões de pessoas no país. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público alvo, o que representa aproximadamente 768.714 de pessoas no Rio Grande do Norte.

A vacina, disponibilizada pelo Ministério, protegerá a população contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A imunização pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, e de 39% a 75% a mortalidade global. O organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário