O impasse continua sobre a rede WiFi em Lagoa dos Cavalos

Afinal quem tá com a razão? Um lado afirma que a rede existente na Escola Municipal é aberta ao público, já para outros, a rede é restrita e apenas algumas pessoas são detentoras da senha...

Lúcia Medeiros disse: É, mais só é aberto para quem tem a senha, e nem todo mundo tem. Só alguns funcionários da escola e alguns alunos..., Não, só ficou aberto para quem tem a senha.... Eu digo por mim. Passo lá na frente e não consigo, por que não tenho a senha...É, eu não preço mesmo não, porque eu tenho em casa. Mas a população precisa e eu não tenho porque liberar, por que não é público sou eu que pago é diferente de uma rede pública...

Karol Medeiros disse: Vamos esclarecer alguns pontos: Segundo Joelma Freitas a rede Wi-Fi da EMEL está aberta e o motivo foi a falta de energia e o grande problema reside nas pessoas que não procuram saber dos motivos reais – eu sou essa pessoa. Desde já, gostaria de deixar claro que não vou proferir mentiras e quando disse que a conexão Wi-fi dessavescola não está aberta para toda comunidade e alunos, eu tenho provas. Algumas pessoas da comunidade e alguns alunos tem acesso à aquela rede, porque um aluno da referida instituição descobriu a senha e compartilhou com os amigos, sendo até chamado a atenção pelo corpo gestor dessa escola por tal medida. Nunca ouvi falar em sinal livre e aberto, quando precisamos ter uma senha para se conectar. Acredito que sinal livre é aquele em que as pessoas se conectam sem senhas e falando de instituições públicas como é o caso da Escola Municipal Euclides Lins-EMEL, a
conexão deveria ser aberta a TODOS. Aberta a todos, porque o que é público é de interesse de todos, de toda a população geral e não específico de alguns. O prefeito foi generoso? Eu até aceitaria a sua expressão, se caso o prefeito tirasse o dinheiro do bolso dele e pagasse a internet dessa escola, concordaria com você e diria: Eita figura generosa! Mas não posso concordar, o dinheiro que paga a internet dessa escola, que segundo a senhora deveria ser de utilidade “apenas da escola” é pago com dinheiro público, ou seja, é pago com dinheiro arrecadado através de impostos pelo Estado. Quem paga a internet dessa escola, não é o prefeito Kerginaldo Araújo, somos nós cidadãos através do pagamento de impostos indiretos que estão lá no preço do feijão, macarrão, da cesta básica do trabalhador, da conta de água, energia e etc. Este dinheiro que é arrecadado através do pagamento dos impostos, vai para União que posteriormente, redistribui entre os municípios e o Estados para que seja investido em políticas públicas, como Educação, Saúde, INCLUSÂO DIGITAL, Cultura, Lazer, Esporte, Habitação e tantas outras. Nesse sentido, os gestores municipais e estaduais têm a obrigação de aplicar esses recursos, em planos, projetos e ações que serão usufruídos por TODOS. Com relação ao comentário de que você tendo Wi-fi na sua casa, não vai se preocupar e quem estiver preocupado libere; gostaria de lhe dizer que a moradora Lúcia Medeiros não tem obrigação nenhuma de liberar o Wi-Fi de sua casa para a população, sabe por que? Porque a conexão Wi-fi da casa dessa moradora, não é pago com dinheiro público. É uma conexão privada, paga com dinheiro digno, fruto do seu trabalho e suor. Estranho é ouvir pessoas com acesso ao ensino, a informação dizer que não está preocupada, isso demonstra o quanto algumas pessoas são egoístas e particularistas, poucos sensíveis as lutas sociais e coletivas. Não estou reivindicando algo absurdo, estou reivindicando o que é meu e da comunidade por DIREITO e só irei parar de trazer à tona essa discussão quando alguma medida for tomada. Estou aberta ao diálogo, com os gestores da EMEL e da Prefeitura Municipal de Senador Elói de Souza, pois enquanto cidadã não estou aqui para fazer jogo de uma micro-política. Segundo informações do vereador Ari, existe um requerimento na Câmara dos Vereadores, colocado pelo Veredor Márcio Gley Cunha para que o acesso à internet aconteça de forma livre e gratuita, com equipamentos potentes que atendam a demanda da Zona Urbana e Rural. Infelizmente, a Zona Rural não se beneficiou de tal projeto que ficou apenas na cidade.


Obs.: no próprio Blog há o local exclusivo para as discussões e comentários, por favor, usem-no sem moderação.

2 comentários:

  1. Se restar alguma dúvida, sugiro que se dirija ao referido local e tente se conectar. Se caso conseguires estabelecer uma conexão sem uma senha, poderemos dizer que o sinal, de fato, está aberto e livre para toda população, alunos, professores e funcionários dessa escola.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir