Comunidade de Lagoa dos Cavalos cobra rede Wi-Fi aberta

Moradores da localidade rural de Lagoa dos Cavalos solicita à Prefeitura Municipal providências no sentido de que seja disponibilizado uma rede Wi-Fi gratuita na localidade.

Como é do conhecimento de todos as dificuldades de comunicação em rede móvel na localidade é literalmente extrema, o que torna imprescindível o uso da rede de dados (internet) para que as pessoas possam ter um veículo de comunicação acessível às suas necessidades. O fato esbarra nos valores cobrados pelas operadoras o que atinge em cheio uma grande fatia da população principalmente os jovens que ainda não entraram no mercado de trabalho e não tem como bancar os custos do serviço.

Com base na discrição acima, sabemos que a Escola Municipal Euclides Lins possui já instalada uma rede Wi-Fi para uso interno da própria escola, no entanto, diante das necessidades e para suprir, pelo menos em parte, as dificuldades de comunicação da comunidade, seria bem sugestivo que a Prefeitura disponibilizasse esse recurso para que a população pudesse ter acesso livre a tais serviços. Caso o equipamento ora disponível na escola não atenda a demanda, os custos para obtenção de um equipamento mais potente se torna insignificante diante da necessidade do uso.

Um comentário:

  1. “Agente não quer só comida, agente quer comida, diversão, INTERNET e arte.”

    Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o perfil dos municípios brasileiros – Munic 2012 - dos 5.585 municípios brasileiros, apenas 795 oferecem o serviço de conexão de internet via Wi-Fi e quando considerado as cidades que não cobram pelo acesso, esse número cai para 744 e em 48% dessas que fornecem o serviço, a cobertura é feita em apenas alguns bairros da área urbana.
    A pesquisa revela que o Acre é o único Estado a não ter cidades que ofereçam o serviço, e os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul apresentam a maior quantidade de municípios que fornecem a conexão.
    A Munic 2012 traz um levantamento de informações sobre a estrutura, a dinâmica e o funcionamento das instituições públicas municipais, através de dados estatísticos e cadastrais dos indicadores de avaliação e monitoramento, instrumento de extrema importância para o controle social.
    Adentrando as especificidades do nosso município no que tange a política de inclusão digital, segundo essa pesquisa as ações implementadas são de iniciativa exclusiva da prefeitura e como ações derivadas dessa, temos a instalação de computadores na rede pública municipal de ensino com acesso à internet para utilização de alunos e professores, através de conexão Wi-Fi gratuita que atende parte da área urbana e rural.
    Vamos as indagações; no que se refere a instalação de computadores na rede pública municipal de ensino com acesso à internet para utilização de alunos e professores, em Lagoa dos Cavalos, sobretudo, na Escola Municipal Euclides Lins (EMEL) temos computadores, porém não estão instalados, muito menos conectados e no que diz respeito a conexão Wi-Fi gratuita que atende parte da área urbana e rural, isso é uma grande MENTIRA! Gostariamos de saber qual é a comunidade rural de nosso município que é atendida por conexão Wi-fi gratuita.
    Desde já, declaramos que estamos abertos para diálogo.

    ResponderExcluir