Prefeito visita serviços de combate a Seca

Na tarde desta sexta-feira, 27, estive na companhia do prefeito Kerginaldo em visita as ações desenvolvidas pela Prefeitura em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca – DNOCS em diversas localidades rurais do município.

Das ações, constituem da perfuração e instalação de poços tubulares e construção de açudes para o combate as estiagens.

Cavalgada movimentará festa dos padroeiros


Kerginaldo fala ao blog sobre Programa de Água para as comunidades

Mostrando-se bastante otimista sobre a perfuração de novos poços tubulares escavados na zona rural do município, através do Departamento Nacional de Obras contra as Secas – DNOCS, o prefeito Kerginaldo Medeiros, falou sobre os benefícios que a iniciativa trará para o município no combate a falta d’água especialmente aos moradores rurais.

Segundo Kerginaldo, nessa primeira fase do programa, o município foi contemplado com a perfuração e instalação de 5 poços nas comunidades, onde quatro deles já estão perfurados e sendo instalados e apenas um que não obteve sucesso na perfuração, será transferido para um outro local.

As instalações dos poços obedecem aos requisitos impostos pelo DNOCS para atender a comunidade envolvida, cabendo ao proprietário do imóvel a doação da área utilizada para as instalações no que resultará o acesso a todos.

Kerginaldo também prevê, no futuro, fazer um estudo mais aprofundado e se viabilizado, utilizar a vazão desses poços e de outros já existentes inclusive com grande capacidade de vazão, levar água de boa qualidade às casas de algumas comunidades que sofrem com o desabastecimento de água pela adutora Monsenhor Expedito.

Sobre a construção de açudes e outros reservatórios de água para as comunidades rurais, ele ressaltou que as máquinas que haviam paralisadas por defeitos, já retomaram os serviços obedecendo a ordem de compromissos.

Resgatando nossa História

Recebi com alegria na manhã desta quinta-feira, 27, do amigo Otávio Tomé, uma foto do Palmeiras FC, a primeira equipe de futebol de Senador Elói de Souza. Por relatos de Otávio, o Palmeiras foi fundado em 1962 conforme data no verso da foto, pelo Padre Vilela, então vigário desta cidade.

Reunião do CME debate vários temas e é tida como proveitosa

Em nota, o Conselho Municipal de Educação - CME, divulgou os temas discutidos em reunião realizada nesta terça-feira, 25, com a presença do prefeito Kerginaldo Medeiros.

"Nesta 3ª feira (dia 25/02/2014) esteve reunido o Conselho Municipal de Educação com a presença dos seguintes Conselheiros; Láercio Hortêncio (Presidente), Kerginaldo Medeiros (convidado), Josué Campos, Adelson Pontes, Graça Ribeiro, Dalvanice Santos, Eliano Albino, Joelma Freitas e Adaíres Hortêncio. Dentre os assuntos discutidos e aprovados, temos a registrar os seguintes: 1) Aulas da EMPROFEC começaram e o Projeto Mais Educação (Educação Integral) começa no dia 10 de março; 2) A Escola Euclides Lins (EMEL) de Lagoa dos Cavalos começa as suas atividades no dia 10 no novo espaço físico, mas os Diretores estão preocupados com o acesso dos alunos à rua (através das janelas); 3) A Secretaria de Educação notificou administrativamente uma professora que não entregou Diário de Classe relativo a 2013; 4) O professor Francisco Vital foi encaminhado para prestar serviço docente na EMEL; 5) A Secretaria Municipal de Educação foi notificada pelo FNDE por não ter prestado conta de recursos financeiros repassados e recebidos na gestão do Prefeito Adilson de Oliveira; 6) O Concurso Público vai acontecer no nosso município e haverá vagas para professor de vários níveis e disciplinas; 7) Aconteceu, no último domingo, Vestibular para o Curso Superior de Pedagogia, cujo resultado deve ser divulgado sexta-feira (28); 8) A questão da redução da carga horária dos professores (em sala de aula) já está sendo resolvida; 9) Aas aulas da Educação Infantil começam também no dia 10 de março; 10) Secretaria de Educação encaminhou relatório/2013 e programação/2014 para a Mensagem Anual do Prefeito na Câmara Municipal; 11) O processo licitatório para a confecção das fardas (alunos/professores e servidores) está em processo de aprovação; 12) Também está em vias de aprovação a compra de carteiras novas; 13) A AMLAP reuniu Prefeitos e Secretários de Educação e decidiu pela criação de Junta Médica para os municípios filiados; 14) Foram parabenizados os candidatos aprovados no Processo Seletivo de Serra Caiada (Abrahão, Juliana, Josy, Graça, David, Geniele, Gecione e Maria de Lourdes), além de Gildécio (aprovado em Natal); 15) No dia 26/02/2014, às 15:00 horas, haverá reunião em Lagoa dos Novilhos para tratar de assunto referente ao remanejamento dos alunos da Dionísio Ferreira para a Euclides Lins (Lagoa dos Cavalos); 16) Registradas reclamações quanto ao transporte escolar do Assentamento Aroeira (o transporte não está fazendo a rota) e o transporte que passa no Alto da Liberdade (à noite) vindo do Arisco não está parando, mesmo vindo vago; 17) Também foi registrada a preocupação dos Diretores da Escola do Arisco no que se refere às estradas, na época do inverno, mas o Prefeito já informou que irá fazer recuperação em todas elas. 18) Concluindo a reunião, foi cobrada a entrega das atas aos Conselheiros. O Presidente do Conselho prometeu entregar todas as atas na próxima reunião do Conselho."

BBB14 é apontado como a pior audiência do programa

O BBB14 caminha para ser a edição de pior audiência da história do programa na Globo, aponta o jornal O Estado de S.Paulo, em matéria divulgada nesta quarta-feira, 26.

FHC diz que Brasil precisa de "ventos novos"

Em uma solenidade comemorativa aos 20 anos do Plano Real no Senado Federal, nesta terça-feira, 25, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que o governo federal "sofre de fadiga de material" e que o país precisa de "ventos novos". Apesar do tom eleitoral, FHC negou que o presidenciável Aécio Neves (PSDB-MG) já esteja em campanha.

Clima na política estadual tende a esquentar mais ainda

Os últimos acontecimentos no cenário político do RN continuam fervendo e deve esquentar mais ainda no decorrer desses próximos dias.

Em busca pela consolidação de uma eventual aliança entre PSD e PT para fechar uma das chapas para concorrer em outubro ao Governo, o diretório municipal de Natal do PT emitiu uma nota onde propõe apoio ao pessedista Robson Faria para o Governo e a atual deputada Fátima Bezerra (PT) para o Senado.

No entanto, em outra linha petista, a deputada Fátima torce pelas bênçãos do PMDB, que vem tentando dar as mãos ao PSB de Wilma para a consolidação de outra aliança para os mesmos propósitos. 

Vereador Gilberto Lourenço fala ao Blog sobre segurança dos pedestres

Ainda com base na matéria levantada pelo Blog no que trata da segurança dos pedestres no trajeto que interliga os dois lados da cidade em tempos de cheia do Rio Jundiaí, o vereador Gilberto Lourenço nos disse que já tramita na Câmara Municipal um pedido de providências de sua autoria onde solicita ao Executivo, providências pertinentes à segurança dos pedestres.

"Carlos, foi pensando nisso que coloque no último dia 18/02/2014, um requerimento ao executivo solicitando a continuidade do calçadão as margens dessa RN, assim como a pavimentação na extensão de toda Av. Procurador José Lins para oferecer maior segurança aos pedestres e ao pessoal que faz caminhada. Requerimento 001/2014 do Ver. Gilberto Lourenço".

Caicó amanhece sob forte esquema policial

No início da manhã desta terça-feira, 25, a cidade de Caicó, amanheceu sob um forte esquema policial proporcionado pela "Operação Coiteiros" para combater e desarticular quadrilhas  que participam dos crimes de pistolagem e tráfico de drogas na região Seridó.

Participam da operação o Ministério Público em conjunto com as polícias Rodoviária Federal e Civil, realizando diversos mandados de prisão.

Eloidesouzenses são aprovados no seletivo de Serra Caiada

Com alegria parabenizo um grupo de eloidesouzenses que obtiveram uma significativa vitória ao serem aprovados em um concurso seletivo para preenchimento de vagas na vizinha cidade de Serra Caiada neste mês de fevereiro.

Com uma oferta de 30 vagas para o cargo de professor, 5 dos nossos pedagogos que participaram do seletivo foram merecidamente aprovados, Juliana Mota, Maria de Lourdes (Duguinha), Josy Aquino, Abraão Figueiredo e Maria das Graças (Graça Ribeiro).  Destaque para a professora Juliana que foi classificada em primeiro lugar no concurso.

Ainda foram aprovados para o cargo de Auxiliar Operacional, Geniele Pereira, Gercione Ribeiro e Davi Figueiredo.

Aumenta número de prisões de motoristas alcoolizados

Balanço divulgado hoje (24) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostra que houve aumento de 36% no número de pessoas presas por dirigir alcoolizadas nas estradas federais no ano passado. Em 2013, foram 11.868 detidos contra 8.693, no ano anterior. O levantamento aponta incremento de 22% no número de infrações relacionadas à direção sob influência do álcool, que passou de 31.782, em 2012, para 38.847, em 2013.

CCJ do Senado quer que chefes do Executivo se licenciem para concorrer a reeleição

Um projeto da senadora Ana Amélia está sendo analisado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal onde prevê que chefes do Executivo candidatos à reeleição tenham que se licenciarem dos cargos quatro meses antes do dia da votação.

A medida que dificilmente seria aprovada em plenário, vale para governadores, prefeitos e presidente da República. A ideia, claro, é tornar o jogo mais igual, evitando o que acontece de dois em dois anos no país: quem está no comando usa e abusa da máquina em favor de sua campanha.

Luiz Henrique da Silveira, relator do projeto, se diz favorável, mas fez uma alteração no texto original. Como em muitos casos, 120 dias antes da eleição alguns partidos ainda não terem definido suas cabeças de chapas, esse prazo passaria para o primeiro dia útil após a homologação das candidaturas.

Presidente do UFC diz que Anderson Silva ainda pode lutar neste ano

Em recuperação após cirurgia, Anderson Silva pode voltar ao octógono ainda neste ano. Após a realização do UFC 170 na madrugada do último domingo, o presidente do evento, Dana White, admitiu a possibilidade de o brasileiro competir pelo torneio ainda em 2014, depois de sofrer fratura na perna esquerda, em dezembro do ano passado.

Ligações telefônicas de fixo para móveis terão redução de 13% em março

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou hoje (24), no Diário Oficial da União, as novas tarifas de remuneração de redes móveis, que vão determinar uma redução de 13% em média do preço das ligações de telefones fixos para celulares a partir do próximo mês. A expectativa da Anatel é que os novos valores nas chamadas de fixo para móvel gerem uma economia anual para os consumidores da ordem de R$ 2,1 bilhões.

No combate ao vandalismo, mascarados terão de se identificar

O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou nesta segunda-feira (24) que mascarados que se recusarem a se identificar durante protestos serão punidos. De acordo com o ministro, o manifestante poderá usar máscara durante manifestação, mas terá que se identificar assim que for solicitado por autoridade policial.

Ex-deputado Roberto Jefferson é preso no Rio

Condenado a sete anos e 11 dias de prisão na Ação Penal 470, processo do mensalão, o ex-deputado federal Roberto Jefferson se entregou na manhã desta segunda-feira, 24, à Polícia Federal. Jefferson deverá cumprir a pena em regime semiaberto em uma penitenciária do estado.

O aplicativo WahtsApp vai oferecer chamada de voz

Para concorrer com o o Skype, o WhatsApp está anunciando para o segundo trimestre deste ano, a inclusão nos seus serviços de chamada de voz. O anúncio foi dado na manhã desta segunda-feira. A iniciativa faz com que o aplicativo concorra diretamente com o Skype, principal serviço de voz sob IP do mercado.

Alerta; estrada compromete segurança da população

Hoje quero abordar um problema considerado sério mas que tem sido relevado por todos os órgãos responsáveis pela segurança dos cidadãos.

Às vésperas do inverno, precisamos renovar nossos cuidados com um dos problemas de locomoção e segurança dentro da nossa cidade. Com a chegada das chuvas, um velho e grave problema até então insolucionável tende a voltar a discussão.

O Rio Jundiaí que divide a cidade ao meio, dependendo do volume das chuvas, receberá novas cheias como é habitual. Como nele só existe uma passagem molhada no que descaracteriza numa travessia segura por pedestres e veículos, todos recorrem a entrada e saída pela RN 120 pela possibilidade de se utilizar da ponte, o fluxo tanto de pedestres quanto de veículos se multiplica pelas razões já citadas.

Com essa única possibilidade de tráfego disponível, pedestres e veículos disputam o pequeno espaço de acostamento que há na rodovia, causando um risco em alto grau para os usuários. Como não há redutores de velocidade, nem placas de advertência às margens da rodovia, os veículos costumam trafegar em altas velocidades onde praticamente não seriam capazes de evitar possíveis acidentes envolvendo os pedestres que trafegam por ela.

Como a cidade fica dividida pelo volume das águas no leito do assoreado rio, que dá acesso as escolas, hospital, postos de saúde, delegacia de polícia, dentre outros órgãos essenciais do município, é imprescindível a utilização das ínfimas margens (acostamento)da RN 120, por crianças, jovens, adultos e idosos, o que torna esse trajeto em um verdadeiro risco de vida.

A solução final para toda essa problemática, seria a construção de uma passarela por sobre o leito do rio o que traria maior segurança para os cidadãos. Mas para amenizar provisoriamente esses riscos, fosse encaminhado ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER) uma comissão mista formada pelos representantes dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e outros representantes de classe para na tentativa de sensibilizar o governo estadual a tomar as medidas necessárias para a segurança dos eloidesouzenses. A causa é nobre e ficar parado esperando acontecer o pior é que é inadmissível.

Procuradoria-Geral da República pedirá extradição de Pizzolato

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, encaminhará na segunda-feira, 24, ao Ministério da Justiça o pedido de extradição do ex-diretor do Banco do Brasil (BB) Henrique Pizzolato. Com cidadania brasileira e italiana e condenado por envolvimento com o esquema do mensalão, Pizzolato fugiu para a Itália no ano passado. No início de fevereiro, contudo, ele foi na cidade Maranello em uma operação conjunta das polícias brasileira e italiana.

Barbosa determina prisão de Roberto Jefferson

O presidente do STF, Joaquim Barbosa, determinou nesta sexta-feira, 21, a prisão do presidente licenciado do PTB e ex-deputado federal Roberto Jefferson, condenado a sete anos e 14 dias de prisão em regime semiaberto na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Jefferson deverá cumprir a condenação em um presídio do Rio de Janeiro.

Igreja Católica promove Jornada para Casais neste sábado

A Igreja Católica irá realizar neste sábado, 22, o início da preparação para os casais que irão consumar religiosamente seus relacionamentos através do Casamento Comunitário, com previsão para a realização nos festejos dos padroeiros, em março.

O evento está previsto para se realizar a partir das 08h no CRAS e terá como palestrantes o padre Dalmário e um casal participante da comunidade de casais, “Vida Nova” de Natal.

Os organizadores estão otimistas com a presença do público já que a presença dos palestrantes é considerada de alto nível de conhecimento no que deva, sobretudo expandir aos presentes uma nova percepção sobre a vida a dois.

Posto Raissa em Serra Caiada foi eleito o melhor posto em dezembro

A ALE, quarta maior distribuidora de combustíveis do país, premiou a melhor revenda da companhia no mês de dezembro de 2013.

O posto Raissa, localizado na cidade de Serra Caiada/RN, foi o eleito do mês por oferecer excelente atendimento aos clientes, produtos de qualidade, organização da revenda, além de ter conquistado as metas do programa de gestão “Clube ALE”.

A iniciativa faz parte do programa de fidelidade e gestão de resultados da companhia, “Clube ALE”, além disso, o projeto incentiva os profissionais a aperfeiçoar cada vez mais os serviços prestados aos clientes.

Localizado nas Margens da BR- 226, uma das rodovias mais movimentadas do Rio Grande do Norte, o posto recebe um intenso fluxo de clientes.

No dia 21 de Fevereiro, o posto Raissa, estará promovendo um evento promocional para todos os clientes e amigos.

Serviços na EMEL avançam

Mais uma vez acompanhei o prefeito Kerginaldo em mais uma visita aos serviços de reconstrução e ampliação da escola municipal Euclides Lins (EMEL) em Lagoa dos Cavalos, considerada a maior comunidade rural deste município, na manhã desta segunda-feira, 17.

Os serviços desenvolvidos na escola já estão bem adiantados e há uma previsão de conclusão para os próximos dias, segundo informou ao Blog, Ivan Câmara, responsável pelos trabalhos. As salas de aula e outros compartimentos estão recebendo forro em PVC, piso de cerâmica e eletrificação. Além destes benefícios, estão sendo colocados suportes para aplicação de toldo em toda parte interna da escola o que deva melhorar sensivelmente o conforto dos alunos em sala de aula.

Vestibular de pedagogia/2014 será no próximo domingo

O vestibular para o curso de pedagogia/2014 da IBRAPES que seria realizado neste domingo, foi adiado para o próximo domingo 23 de fevereiro. Mesmo sem informar o motivo pelo qual motivou a mudança de data, a Secretaria de Educação informa aos quarenta inscritos, que as provas acontecerão às 07 horas da manhã, na Escola Municipal Professor Francisco Ernesto Cunha (EMPROFEC).

Inscrições para o curso de pedagogia será nesta sexta,14

Atendendo solicitação do município de Senador Elói  de Souza,  o  InstitutoBrasil de Pesquisa e Ensino Superior (IBRAPES) resolveu abrir, em caráter especial e urgente, as inscrições para o Curso de Pedagogia (Nível Superior).As inscrições serão realizadas nessa sexta-feira, (14), na Secretaria de Educação, e custará  apenas  R$  30,00  (trinta  reais).  Excepcionalmente,  a  prova  para  o ingresso  será  no  domingo  (dia  16),  uma  vez  que  nas  outras  cidades  já aconteceu no domingo passado. As aulas acontecerão aos sábados, na nossa cidade (EMPROFEC) e se iniciarão em março. A Prefeitura Municipal dará uma ajuda de R$ 100,00 (cem reais) para o pagamento da mensalidade de cada aluno,  conforme  compromisso  do  Prefeito  Kerginaldo  que  afirmou  que ajudaria  a  outra  turma quando a  primeira  concluísse.  Portanto,  esta  é  uma excelente oportunidade para se formar numa faculdade na nossa cidade.
Fonte: Josué Campos

Comissão de Vereadores e representantes de Associações realizam reunião

Na noite desta quarta-feira, 12, foi realizada na sede da Câmara Municipal, uma reunião para tratar da criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Solidário (CMDS).

O Conselho deverá definir metas à serem direcionadas dentro do projeto do governo estadual em parceria com a prefeitura das ações que irão contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais.

A Lei que cria o Conselho, deverá entrar na pauta da Câmara Municipal, após o período de recesso parlamentar. A matéria deverá tramitar com brevidade, aja vistas que uma das cláusulas do PL é de que tudo deverá estar pronto até o mês de março.

Estiveram presentes à reunião a vereadora presidente da Casa, Edivânia Victor e o vereador Gilberto Lourenço e representantes das Associações: Unidos pela Fé, Nova Conquista, Agripesca, dos Agricultores e Agricultoras rurais do Assentamento Pequena Vanessa, do Nova Vida de Passagem do Juazeiro e do Desenvolvimento Agrário de Passagem do Juazeiro.

A polêmica troca de cores da Bandeira Municipal chega ao fim

Conforme anunciamos dias atrás sobre a Lei 222 de 10 de dezembro de 2008, que criou a Bandeira e o Brasão do município de Senador Elói de Souza e que também alterava a tradicional cor predominante azul e branca, pelo verde e amarelo, teve um novo desfecho.

Na manhã desta quarta-feira, 12, recebi a visita da presidente da Câmara Municipal, Edivânia Victor, que me entregou outra Lei (232 de 13 de maio de 2009), que revoga literalmente toda modificação, antes aprovada e sancionada, das cores da Bandeira e no Brasão do município.

Portanto, os nossos símbolos voltam a ter as cores originalmente tradicionais, desfazendo-se por fim, toda polêmica que gerou sobre o assunto. Espera-se que tanto o Executivo, quanto o Legislativo, providencie a confecção de novas bandeiras para uso em ocasiões solene.

Insegurança; Onda de assaltos continua

A população de Elói de Souza vem passando por um grave problema de segurança. Mesmo sem responsabilizar o policiamento local, que se esforça para manter a ordem e a paz dos moradores, o número de ocorrências vem crescendo de modo assustadora na pequena e ex-pacata cidade.

No início da noite deste domingo, 11, assaltantes realizaram mais um assalto ao posto de combustíveis localizado às margens da BR 226, no bairro Alto da Liberdade. Segundo relatou populares, dois homens armados chegaram em um automóvel Fiat Uno, anunciaram o assalto mantendo os dois frentista sob a mira das armas fazendo pressão psicológica, com ameaças de morte. O valor tomado de assalto não foi revelado.

Fiéis católicos comemoram o dia de Nossa Senhora de Lourdes

Na noite desta terça-feira, 11, católicos de Elói de Souza festejaram com muita fé, o dia de Nossa Senhora de Lourdes, primeira padroeira desta cidade.

Os festejos à Santa teve início com a celebração de uma missa na Igreja pelos padres José Neto e Severino Neto e logo após, fora realizada a procissão pelas principais ruas.

Alerta; verão pode ressurgir a Dengue

No final da semana passada, fiz uma breve visita a diversas ruas de nossa cidade no intuito de verificar de como se está tratando a questão do lixo doméstico e principalmente de como estão sendo recolhidos os materiais que possam servir de criadouros do mosquito Aedes aegypt, conhecido como mosquito da dengue.

De certo modo, tanto a Prefeitura, através do órgão responsável pela coleta do lixo, como uma grande parte da população, estão de parabéns pela limpeza de suas casas, quintais e terrenos. Mas, dentre essas pessoas que se preocupam com o bem estar de sua saúde, ainda há aquelas que se esquecem ou simplesmente relevam o perigo  de contrair a dengue e colocam seus lixos de forma irresponsável em locais inadequados causando um risco iminente tanto para elas próprias, como para os seus vizinhos.

O lixo colocado nos fundos das casas, praticamente impossibilita a coleta regular feita pela empresa contratada pela Prefeitura. Pude observar que ainda há pessoas que costumam usar da prática de esconder seu próprio lixo no quintal e ou, se livram dele, jogando-o por cima do muro num total desrespeito aos seus vizinhos. Dentre as ruas visitadas, me surpreendi com o que vi em uma rua projetada, (sem nome), que fica localizada em paralelo à Rua Professora Socorro Lopes, no bairro Novo Horizonte. Além do lixo jogado a céu aberto, pude verificar vários recipientes em um perfeito cenário para se transformarem em pontenciais criadouros do mosquito da dengue.

Ao contrário do que muita gente pensa que a proliferação só se dar no período do inverno, esse perigoso cenário se multiplica na estação do verão, uma vez que a temperatura elevada e as chuvas ocasionais, potencializam um ciclo perfeito para a proliferação do vetor transmissor da dengue. Por tudo isso, se faz necessário medidas preventivas. No entanto, não espere só pelos serviços públicos, faça sua parte, cuide do lixo que você mesmo produziu, seja cauteloso com sua saúde e dos seus vizinhos. Se caso você não consiga promover o recado ao seu vizinho, denuncie aos órgãos competentes para que sejam tomadas as providências cabíveis. A dengue pode matar!

Secretário de Educação fala ao Blog sobre reunião com educadores

Carlos, além do calendário escolar de 2014, outros assuntos foram discutidos e decididos durante a proveitosa e importante reunião dos educadores municipais com os gestores. Depois das discussões e explicações, tivemos as seguintes novidades:
1) A maioria foi favorável (e assinou folha de adesão) à implantação do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) pela gestão municipal. Agora, o Projeto deve voltar à Câmara Municipal para apreciação e decisão pelos Vereadores;
2) Será discutido e aprovado pela categoria o Plano de Cargos e Remuneração dos trabalhadores da Prefeitura Municipal (de todas as unidades). Em seguida, irá para a Câmara Municipal para aprovação, condição para implantação no Regime da RPPS;
3) A progressão horizontal (mudança das letras) somente será paga com a avaliação de desempenho docente (como prevê o Plano de Carreira Docente). A proposta está na Câmara Municipal aguardando aprovação e as mudanças necessárias e exigidas;
4) As reuniões previstas para as escolas foram adiadas e serão remarcadas após o início das aulas, com a participação de pais e professores. As aulas da EMPROFEC começam 2ª feira (17) e as da EMEL começam em março, logo após o Carnaval, em razão das reformas (o atraso do início tem amparo legal e será apreciado pelo Conselho Municipal de Educação). Quanto à Educação Infantil, as atividades também começam após o Carnaval, uma vez que a situação do seu corpo docente está sendo analisada pela gestão municipal e pela Coordenação da Educação Infantil;
5) O Calendário Escolar 2014 foi distribuído e aprovado pelo Conselho Municipal de Educação. O caso específico da EMEL e da Educação Infantil está amparado por legislação específica, mas suas atividades começarão, impreterivelmente, em março;
6) As providências para o início das aulas na EMPROFEC estão sendo tomadas pela Direção da Escola; a gestão municipal também está tomando as devidas providências para oferecer melhores condições à escola; virão boas novidades;
7) Outra boa novidade anunciada pelo Prefeito Kerginaldo foi a possibilidade de abrir uma nova turma de Pedagogia (através do IBRAPES/UVA), com uma ajuda de custo da Prefeitura para o pagamento das mensalidades. Ótima oportunidade para cursar.

Mensagem do prefeito Kerginaldo pela criação do município de Senador Elói de Souza

"Festejamos hoje, dia 11 de fevereiro, além da data pela passagem da histórica Padroeira da nossa Igreja Católica (Nossa Senhora de Lourdes), a passagem da criação da nossa comunidade (Caiada de Baixo). Somente após muitos anos o município foi criado. Hoje, diante de uma sociedade em profunda mudança, o nosso município é chamado a ser um lugar, uma comunidade, berço de muitos e acolhida de todos os seus filhos. Nossa terra se concretiza na ação dos seus moradores, na acolhida dos nossos visitantes. Na qualidade de gestor, quero agradecer a todos que contribuem para a construção de dias melhores, na luta diária pela melhoria da qualidade de vida. Temos muito a contar sobre sua história, mas o caminho do futuro é nossa maior preocupação, e nele estará sempre DEUS, que é o Senhor da História. Que Ele chegue em todos os lares!"

Padre Severino Neto fala sobre a fundação de Senador Elói de Souza

O povoado de Caiada de Baixo, hoje Senador Elói de Souza, data da terceira década do século XIX. O seu fundador Manoel Rodrigues, conhecido como “Cabeça Branca”,  oriundo  da  cidade  de  Santa  Cruz/RN;  chegando  a  estas  terras  e  fixando residência neste povoado, como bom católico que era, conseguiu a vinda do Pe. João Jerônimo  da  Cunha,  vigário  de  Santa  Cruz,  para  celebrar  a  primeira  Missa  nesta localidade; ato realizado em sua nova morada, a 11 de fevereiro de 1838.

Segundo a memória viva, da localidade, esta Missa foi celebrada debaixo de uma latada de palhas,

Vinte anos depois deste acontecimento, Nossa Senhora apareceu a uma jovem chamada Bernadete na cidade de Lourdes na França. Em 1911, foi construída a primeira capela neste povoado.  A sua  bênção inaugural,  data  de  28  de  novembro de  1911,  com uma Missa celebrada pelo cônego, Estevão José Dantas Paschoal, vigário de Macaíba. Devido a devoção  do  velho  “Cabeça  Branca”  a  Nossa  Senhora  de  Lourdes,  esta  capela  foi dedicada a mesma, que de hora por diante seria Padroeira destas terras.

Hoje, 11 de fevereiro de 2014, nossa tão simpática cidade está completando 176 anos de fundação. Esta cidade como vimos, nasceu católica, adorando Jesus na Hóstia Santa, celebrando a Santa Missa e quis Deus que Nossa senhora de Lourdes, fosse Mãe e Padroeira do nosso povo. Como é bonito saber que deste chão sagrado saiu homens e mulheres que adornam com tantas virtudes o nosso estado.

Vamos conhecer e preservar nossa história, pois um povo que não guarda e preserva sua história, o seu passado é um povo sem futuro. “Salve ó caiada antiga! Salve ó caiada amiga! hoje és Senador Elói de Souza, minha terra tão querida”. Viva Senador Elói de Souza, Viva a nossa terra amada.
construída na parte da frente da morada do velho; Cabeça Branca. Este 11 de fevereiro de 1838 ficaria sendo de hora por diante, de fato e de direito, como a data de fundação do então povoado de Caiada de Baixo.

Executivo e educadores fazem reunião nesta segunda

Com o início das aulas prevista para a próxima segunda-feira, 17, o prefeito Kerginaldo e o secretário de Educação, Josué Campos, realizaram uma importante reunião com os professores da rede pública municipal de ensino, onde vários temas referente a categoria foram discutidos, assim como, o cronograma escolar para o ano letivo.

Por medo, população clama por mais segurança



Os últimos acontecimentos de violência gerados dentro da cidade de Elói de Souza têm deixado a população se sentindo amedrontada com a forma brutal pelo qual elementos com supostas ligações com o narcotráfico submetem os moradores desta cidade.

Duas tentativas de assassinato à bala em menos de um mês, vem provocando discussões em todas as esferas da sociedade local que se sente desprotegida da audácia desses maus elementos que causam além de pânico, um alto risco à vida dos cidadãos.

Ficar nas calçadas ao lado da família e de amigos para conversar como é habitual e típico das cidades interioranas não é mais recomendado, ajam vistas os frequentes assaltos e agora as tentativas de homicídio onde bandidos atentam contra a vida de rivais, expondo a integridade física dos cidadãos de bem.

Na noite deste domingo, mais um registro de violência envolvendo um jovem residente nesta cidade que pela quarta vez teve a sorte de permanecer vivo após ser perseguido, alvejado e esbofeteado no centro da cidade. Cinco disparos foram efetuados por dois homens não identificados que chegaram em uma moto e foram logo abrindo fogo contra a vítima que encontrava-se mais uma vez em um mesmo bar no centro da cidade onde já havia, em outra oportunidade, sido vítima  de um atentado.

Contam populares que após o primeiro disparo, quase à queima roupa, Diêgo saiu em disparada em tentativa de fuga, mas foi alcançado e alvejado com um disparo no braço, como a arma usada havia acabado a munição, os agressores o puseram no chão e passaram a espancá-lo.  Dos tiros disparados em plena via pública, alvejaram as portas de dois comércios e um veículo que se encontrava estacionado em frente a uma residência.

Após a tentativa de homicídio frustrada, os comparsas empreenderam fuga em uma das estradas vicinais que dá acesso a BR 226, onde por algum motivo, abandonaram a moto no local. O policiamento local efetuou busca na região na tentativa de encontrar pistas da dupla, mas não obteve sucesso, pois o local em que a moto foi abandonada trata-se de propriedades rurais e como era noite, impossibilitou uma averiguação mais profunda do local, tendo apreendido uma moto que estava abandonada e que supostamente tenha sido utilizada pela dupla na fuga.

Novo tiroteio no cento da cidade

Na noite deste domingo, 09, ocorreu mais um tiroteio na principal rua de Senador Elói de Souza. Segundo populares, dois homens com capacetes perseguiram e desferiram cinco tiros contra Diego conhecido por "Cochilo" que tentou fugir da perseguição mas uma das balas o acertou no braço. Apesar de sangrar muito, a vítima estava consciente e foi socorrido para o hospital local para os primeiros socorros e deverá ser reconduzido para Natal.

Secretaria de Educação abre semana de reuniões

Com o início do ano letivo na rede pública municipal de ensino previsto para o dia 17 do corrente mês, a Secretaria Municipal de Educação estará promovendo reuniões com educadores, alunos e pais ou responsáveis por alunos matriculados nas escolas do município. O titular da pasta, Josué Campos, informou ao Blog a programação para a próxima semana.

"Carlos, tendo como objetivo o início do período letivo de 2014, estamos programando algumas reuniões que discutirão temas ligados à Educação Municipal bem como serão informados assuntos do interesse dos docentes. O Calendário de reunião será assim:
1) Dia 10 (segunda-feira), às 14:00 horas, no Centro Pastoral, reunião com a presença do Prefeito, Secretário, Diretores, Professores e funcionários. Foi encaminhado convite para todos, através da Secretaria e dos Diretores;
2) Dia 13 (quinta-feira), às 8:00 horas, na Escola Professor Francisco Ernesto Cunha, reunião com o Prefeito, Secretário, Diretor e Vice-Diretor, Supervisores, Coordenadores, Professores, Pais de Alunos (menores de 16 anos) e alunos;
3) Dia 14 (sexta-feira), às 8:00 horas, na Escola Euclides Lins (Lagoa dos Cavalos), reunião com Diretora e Vice-Diretor, Prefeito, Secretário, Pais de alunos (menores de 16 anos) e alunos acima de 16 anos para tratar de assuntos do interesse coletivo."

Serviço de ampliação na EMEL avançam

Estive na manhã desta quinta-feira, 05, em companhia do prefeito Kerginaldo e do arquiteto Roberto em visita aos serviços de ampliação da Escola Municipal Euclides Lins de Oliveira na localidade de Lagoa dos Cavalos, onde pode-se constatar um grande avanço na execução dos serviços no prédio da escola.

Estão sendo realizados serviços elétricos, de alvenaria e colocação de forro em pvc em todos os  compartimentos do prédio escolar. Por informação de Ivan Câmara, responsável pela execução destes serviços, ele prevê a entrega dessa etapa da obra, no início de março, a partir daí será realizada a etapa de finalização (acabamento), para que a escola possa ser entregue à comunidade.

Campos e PPS formalizam aliança

O pré-candidato à Presidência e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o PPS formalizaram nesta terça-feira a aliança das duas legendas para a disputa eleitoral. Campos e a ex-senadora Marina Silva, que deve ser sua vice na chapa, reuniram-se com o presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP), em Brasília, para dar início às negociações dos palanques regionais e entregar o documento com as diretrizes do seu programa de governo.

Barbosa decreta prisão de João Paulo Cunha

Nesta terça-feira, 04, o presidente do STF Joaquim Barbosa expediu o mandado de prisão do deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP). O documento foi assinado no início da tarde e agora cabe a Polícia Federal localizar o deputado e efetuar a prisão.

Em dezembro a produção industrial caiu 3,5% obtendo o pior resultado em 5 anos

Em dezembro do ano passado a produção industrial brasileira registrou queda de 3,5% em relação a novembro, promovendo o pior resultado mensal dos últimos cinco anos. Entretanto, mesmo havendo um avanço de 1,2% no ano, os números não foram suficientes para recuperar as perdas de 2012.

PT pressiona por saída de Mantega da Fazenda

Com credibilidade em baixa, o PT pressiona Dilma sobre a troca do comando do Ministério da Fazenda. O nome sugerido pelo ex-presidente Lula, seria o do ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles, nome que não é do agrado da presidenta Dilma.

Governo pretende ampliar escolas de tempo integral em 2015

Correio Braziliense - No início do ano letivo nas escolas estaduais em tempo integral, o secretário estadual de Educação, Herman Voorwald, anunciou que vai ampliar a oferta de aulas nesse modelo para o ciclo I do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano) em 2015. Hoje as escolas da rede estadual em tempo integral oferecem essa modalidade de ensino para o ciclo II do ensino fundamental e para o ensino médio.

Lula, saúde 100%, diz boletim médico

Após passar por uma bateria de exames neste sábado, 01, médicos atestam que a saúde do ex-presidente Lula encontra-se em "excelente condição sem qualquer evidência de neoplasia". Lula repete periodicamente os testes desde que foi diagnosticado e tratado de um câncer na laringe em 2011.

Sem consenço, Dilma e Temmer não chegam a um acordo

Para tratar da reforma ministerial, a presidenta Dilma e o vice Michel Temmer, realizaram uma reunião no dia de ontem, 04, para tratar das escolhas dos novos ministros que deverão ocupar as vagas remanescentes da reforma ministerial do Planalto. Apesar de a presidente oferecer mais uma pasta ao principal partido aliado, Temmer reivindicou o comando de outros dois ministérios, além dos cinco já ocupados.

Cantor Leonardo foi preso por porte ilegal de munição

Na sexta-feira passada, o cantor sertanejo Leonardo, foi preso no Aeroporto Internacional de Brasília, após ser identificado de que ele conduzia 22 cartuchos de munição calibre 22. Mesmo não sendo ilegal o uso dessa arma no Brasil, Leonardo não possuía autorização para portar a munição. Leonardo foi posto em liberdade após pagar fiança.

43 municípios do RN têm risco muito alto de dengue

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) identificou 43 municípios com alto risco para uma epidemia de dengue em 2014. O estudo foi feito a partir de critérios sobre a incidência da doença nos últimos dez anos.

Com a luz amarela acesa, a Sesap irá intensificar subsídios para auxiliar na eliminação de criadouros e o combate ao Aedes Aegypti.

Em Elói de Souza, que teve um grande surto da doença em 2013, é preciso que a população colabore no sentido de auxiliar o trabalho dos agentes de endemias na identificação e obstrução dos possíveis criadouros para que não se repita o quadro do ano passado.

Mudança nos ministérios deve continuar, diz Dilma

Nesta segunda-feira, 03, ao dar posse aos novos ministros, a presidenta Dilma Rousseff agradeceu aos que deixaram os ministérios para concorrer em outubro a cargos políticos em seus respectivos estados e anunciou que as mudanças ministeriais devam continuar.

Autoridades esbanjam desrespeito com o dinheiro público

Secadores de cabelo, spray de fixação, pó compacto, bases, batons, lápis de olho, tapetes egípcios, almofadas japonesas para meditação, capas recarregáveis para iPhone e móveis de fino luxo, foram ítens inclusos nas listas de compras de órgãos dos três poderes, tudo comprado com o dinheiro público num total desrespeito a economia do país. Todos nós sabemos quem pagará a conta né? Então preparem os bolsos porque essas "comprinhas necessárias" logo deverão ser repassadas a nós. Fonte: Correio Braziliense.