Criança da zona rural foi contaminada por calazar

Uma criança residente na localidade de Lagoa do Umarí, zona rural de Elói de Souza, foi infectada pelo calazar.

Segundo informações colhidas pelo Blog, a criança está sob acompanhamento médico em Natal e passa bem.

Ainda por informações, após o diagnóstico da doença, uma equipe da Fundação Nacional de Saúde esteve na localidade a procura do mosquito-palha ou birigui responsável pela transmissão da doença e recolhendo amostra de sangue dos cachorros no entorno da residência onde reside a criança.

Amostras de onze cães foram colhidas pela equipe que agora espera o resultado da sorologia que é feita no Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte - LACEN-RN e tem um prazo em média de 40 a 60 dias para entrega dos resultados.

A doença não é contagiosa nem se transmite diretamente de uma pessoa para outra, nem de um animal para outro, nem dos animais para as pessoas. A transmissão do parasita ocorre apenas através da picada do mosquito fêmea infectado. Na maioria dos casos, o período de incubação é de 2 a 4 meses, mas pode variar de 10 dias a 24 meses.

Os principais sintomas da leishmaniose visceral são febre intermitente com semanas de duração, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, anemia, palidez, aumento do baço e do fígado, comprometimento da medula óssea, problemas respiratórios, diarreia, sangramentos na boca e nos intestinos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário