Copa do Nordeste; ABC vence o Itabaiana SE

Hoje (31) no Estádio Maria Lamas Farache (Frasqueirão), o ABC conquistou a sua primeira vitória na Copa do Nordeste ao vencer a frágil equipe do Itabaiana-SE pelo placar de 4 X 1. O ABC manteve superioridade em toda partida e podia até ter saido com um placar mais elástico não fosse os inúmeros erros de conclusão.

Destaque do jogo para todo meio-de-campo do ABC muito criativo. e na equipe do Itabaiana somente o Thiago Furlan que jogou bem.

PMDB confirma Renan Calheiros como candidato à presidência do Senado

 A bancada do PMDB no Senado indicou, nesta quinta-feira, o senador Renan Calheiros (AL) como candidato à presidência da Casa, informou o presidente do partido, senador Valdir Raupp (RO). O nome de Renan será submetido a voto pelos demais senadores na manhã da sexta-feira, para quando está marcada a eleição que definirá o novo presidente da Casa.

Sede social do América é assaltada e bandidos levam R$ 300 mil

Tribuna do Norte - Bandidos assaltaram a sede social do América Futebol Clube, localizada na avenida Rodrigues Alves, no Tirol. A assessoria de imprensa do clube confirmou a informação e afirmou que foram roubados R$ 300 mil, além do celular de José Rocha, presidente do Conselho Deliberativo, que participava de uma reunião no local.


Ex-ministro Fernando Lyra está internado em estado crítico

 Folha de S. Paulo - O quadro de saúde do ex-ministro da Justiça Fernando Lyra piorou nas últimas 24 horas e é classificado como crítico. Lyra, de 74 anos, respira com a ajuda de aparelhos e está sedado, segundo boletim divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Incor).

Dirceu chama de "falso moralismo" as denúncias contra Renan Calheiros

"O que estamos assistindo em relação ao senador Renan Calheiros é, de novo, uma ofensiva midiática dando cobertura a denúncias contra ele concertadas com ações do Ministério Público Federal e com intervenções de grupos organizados como aconteceu ontem frente ao Congresso Nacional", afirma o ex-ministro, em seu blog.

Walter Alves cobra regulamentação de lei engavetada há dois anos

As pessoas com deficiência visual do Rio Grande do Norte enfrentam um grave problema ao analisar as contas de água, luz e energia. Elas simplesmente não conseguem por meios próprios conferir dados simples como: valor da conta; data de vencimento; valor dos juros e multa por atraso; e o nome da empresa responsável pela emissão da fatura. Essa exclusão social já deveria ter sido solucionada com a implementação da lei estadual 9.287, de 25 de janeiro de 2010, de autoria do deputado estadual Walter Alves (PMDB), mas ela está engavetada há dois anos.

De acordo com a lei, as concessionárias e empresas fornecedoras de energia elétrica, água e esgoto, telefonia fixa e telefonia móvel devem fornecer, nas faturas e outros documentos de cobrança, os dados e informações básicas dispostos em método Braille para facilitar a leitura por parte das pessoas com deficiência visual. Para isso, as fornecedoras de serviços poderiam optar pela impressão em todos os documentos emitidos ou por realizar o cadastramento prévio dos consumidores que tenham a deficiência.

A lei não foi colocada em prática porque aguarda uma regulamentação por parte do Poder Executivo, ou seja, que o Governo do Estado diga as regras para a norma possa ser colocada em prática. Para o deputado Walter, quem perde não é o Governo, e sim o Estado uma vez que todos os deficientes serão beneficiados.

Dr Pablo Thiago esclarece envio de ofício do MP a Prefeitura

Carlos.

Boa tarde.

Venho por meio deste instrumento de comuniucação, informar aos leitores do Blog aos funcionários da Prefeitura Municipal e a toda populção de Senador Eloi de Souza/RN, que o municipio recebeu nesta quarta-feira dia 30 de janeiro de 2013,oficio do Ministério Público Estadual da Comarca de Tangará/RN, datado de 21 de janeiro de 2013 solicitando providência quanto a conclusão, apresentação de documentos e medidas a serem adotadas no que se refere ao termo de ajustamento de conduta que visa regularizar a situação dos servidores públicos municipais deste municípo.
O município formalizou um Termo de Ajustamento de Conduta junto ao MP/RN, para regularziar a situação dos servidores, tendo o seu prazo para conclusão até o dia 30 de janeiro de 2013. Ocorre que a comissão de sindicãncia veio apresentar o reletório final das atividades e as providencias adotadas, em 23 de janeiro de 2013, porém o Ministerio Publico oficiou a este muncípio no dia 21 de janeiro de 2013, dando o prazo de 10 (dez) dias para o município concluisse todo o procedimento, mas a correspondência da promotoria apenas veio a ser entregue no dia 30 de janeiro de 2013, ou seja, existiu somente um desencontro de comunicação e recebimento das correspondências.
Porém por excesso de preocupação a Assessoria Jurídica do Município, esteve em contato com Dr. Lenildo, promotor da comarca de Tangará/RN, hoje (31/01/2013) pela manhã para saber se as referidas correspondências foram emitidas posterior a conclusão dos relatórios da Comissão de Sindicância, o mesmo informou que realmente existiu um desencontro no recebimento das correspondências e as mesmas foram enviadas anterior a entrega do relatório final e recebidas posteriomente.
Desta forma informamos a todos que o procedimento elaborado pela Comissão de Sindicância foi entregue em tempo habil ao Ministério Público, estando a documentação em análise pela promotoria pública.
Desta maneira ficam mantidas todas as medidas adotas pela Comissão de Sindicância, sem que exista alteração, tendo em vista que foram atendidas as determinações estabelecidas no termo de ajustamento de conduta firmado com o Ministério Púlico, assim como foi entregue o relatório conclusivo no prazo estabelecido no TAC.
Desta forma informo aos servidores que estejam apreensivos, que até posterior delibereação e análise do Ministério Público sobre as documentações apresentadas, não haverá alteração no quadro funcional da Prefeitura de Senador Eloi de Souza, tendo em vista que as providências necessárias foram adotas pela Comissão de Sindicância, a qual teve o seu término em 23 de janeiro de 2013.
Atenciosamente.
Dr. Pablo Thiago Lins
OAB/RN.8250.

Clima fechado na eleição do Senado

Senadores opositores à eleição de Renan Calheiros para presidência do Senado Federal, reunem-se e mantém a candidatura de Pedro Taques (PDT-MG) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).

A eleição marcada para a manhã desta sexta-feira (1), por voto secreto e que certamente reconduzirá Renan Calheiros a presidência, promete um clima tenso entre os parlamentares que são contrários a ele. O fato é que Renan em 2007 teve que renunciar ao cargo de presidente da Casa para escapar de um processo de cassação que tramitava no Senado contra ele. Randolfe criticou: "o Senado está caminhando para um precipício" e o senador Jarbas Vasconcellos chamou o colega de partido de "ficha suja". Diante desse clima a eleição deverá ser bem movimentada amanhã. Muito embora, tudo aponte para eleição de Calheiros com folga.

PMDB decide nesta quinta se Renan é candidato à Presidência do Senado

Os senadores do PMDB reúnem-se às 17h desta quinta-feira (31) para decidir a indicação do partido à disputa da Presidência do Senado. A reunião será realizada no gabinete da liderança do partido.

Secretária da Educação percorre o Estado preparando as escolas para o início do ano letivo

A Secretaria de Estado da Educação iniciou o período de jornadas pedagógicas nas 16 Diretorias Regionais de Educação - DIREDS. Até o início do ano letivo, previsto para o dia 18 de fevereiro, a equipe pedagógica da secretaria estará dividida em todas as regiões do Rio Grande do Norte com a missão de levar aos gestores, coordenadores e professores, as orientações que as escolas devem seguir em 2013, de acordo com o Programa de Educação do Estado.

Detran muda sistema de entrega de habilitação a partir de amanhã 1º

O Departamento Estadual de Trânsito do RN modifica a partir de amanhã, 1º, a forma de entrega das Carteiras Nacionais de Habilitação expedidas pelo Órgão. Agora todas as CNH´s serão entregues Via Sedex e, assim que a Habilitação estiver impressa, no dia seguinte o contribuinte recebe a mesma.

Em virtude da alteração, o Detran não terá mais postos de entrega de Habilitação, como o localizado no Shopping Via Direta, que será desativado no dia 15/02. Os condutores que solicitarem a CNH até hoje, com opção de entrega para o Via Direta, poderão receber o documento normalmente até a desativação. Após a data, a habilitação será remetida automaticamente dentro do novo modelo de postagem.

Secretaria Municipal de Educação confirma seminário e convoca professores

A Secretaria Municipal de Educação informa aos professores da rede municipal de ensino, que o seminário Foco na Escola Efetiva está confirmado e que o início do evento será mesmo no dia 04 de fevereiro, às 08h30minh, no Centro Pastoral. O Seminário terá cinco dias de duração e deverá abordar assuntos relevantes como temáticas e planejamento anual.

Documento do MP pode ter tido desencontro de informações



Conforme anunciamos ontem (30), sobre um documento enviado pelo Ministério Público Estadual a Prefeitura Municipal questionando o não cumprimento da entrega do parecer do órgão sobre a situação tida como irregular de vários servidores públicos do município, conforme preceitua o Termo de Ajuste de Conduta – TAC, firmado entre a Prefeitura e o MPE, de fato existiu.

Nosso entendimento: Em conversa hoje pela manhã com um dos membros da Comissão de Sindicância - CS, Prof. Josué Campos, podemos observar que o referido documento expedido pelo Ministério Público, foi datado de 21 de janeiro, enquanto que a entrega do parecer final da Comissão de Sindicância fora entregue no dia 23 de janeiro o que para tanto, presumimos que houve um desencontro entre a data da emissão do documento do MP e da entrega do parecer da CS. Esse foi o nosso particular entendimento.

Enfim, mesmo entendendo de que ainda poderá haver, ou não, alguns questionamentos por parte do Ministério Público sobre o parecer da Comissão, nada ainda tem a validade final. Os servidores devem permanecer nas atuais orientações de continuar prestando seus serviços nos seus respectivos locais de trabalho, até que haja uma definição final por parte do Ministério Público. Repito que esse foi o nosso entendimento diante da questão.

Lula discute colocar PSB na vice de Dilma em 2014, diz Folha

O jornal Folha de São Paulo destaca em sua página principal de hoje (31/1), que o ex-presidente Lula estaria articulando uma possível composição da chapa para a disputa das eleições de 2014, formada por Dilma (PT) e Eduardo Campos (PSB). Segundo diz a matéria, o ex-presidente já teria contactado com Gabriel Chalida (PMDB-SP), para apoiá-lo como candidato a governo e em troca, o PMDB cederia a vaga de vice-presidente para que fosse formada a aliança.

Os tucanos fazem reuniões para definir candidato e discurso para 2014

Revista Época - O PSDB inicia 2013 fazendo reuniões. Animados pelo mau momento do governo Dilma, os tucanos se debruçam sobre três questões centrais. Qual o melhor candidato, qual o melhor discurso e como evitar os erros do passado...

Leia a matéria > Revista Época

Mega Sena acumula e pode pagar R$ 25 mi no sábado

O prêmio da Mega Sena acumulou e pode chegar a R$ 25 milhões no próximo sorteio, no sábado (02/02). Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 1.464. A quina saiu para 76 apostadores (prêmio de R$ 23.495,23) e a quadra, para 5.570 apostadores (prêmio de R$ 457,97). As dezenas sorteadas hoje (30/01) em Juazeiro do Norte (CE) foram: 02 - 24 - 32 - 50 - 54 - 59. (AE)

Preocupante...

Hoje em Natal, recebi uma notícia muito desagradável a respeito de uma possível decisão do MPE, em relação a situação de vários servidores públicos deste município. Como não foi possível tomar conhecimento da correspondência enviada pela Promotoria à Prefeitura, vamos aguardar, para que eu não divulgue incertezas. Muita calma nessas horas.....

Eunício Oliveira é o novo líder do PMDB no Senado

Após o impasse pela liderança no Senado, Eunício Oliveira (CE) foi escolhido líder do PMDB. A disputa pela liderança estava entre ele e Romero Jucá (RR). Após diálogos, Romero aceitou ser o segundo vice-presidente na chapa de Renan Calheiros (PMDB-AL), candidato do partido à presidência da Casa. Romero ainda ocupará a vice-liderança do partido, podendo chegar a ser o titular caso Eunício vá disputar o governo do Ceará ano que vem.

Prefeitos querem desoneração da folha e alteração na LRF

 Folha de S. Paulo - Os prefeitos aproveitaram o encerramento de seu encontro nacional, em Brasília, para cobrar ações do governo federal em favor dos municípios, sobretudo a desoneração da folha salarial das prefeituras e mudanças na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Ideli Salvatti, respondeu a sugestão afirmando que o governo não tinha se atentado que as prefeituras são grandes empregadoras e precisam ter tratamento igual ao da construção civil e do comércio. "O Mantega deu a luz de que iria abrir o debate", completou Ideli.

Em relação à alteração da LRF, o presidente da Associação Brasileira dos Municípios - ABM, Eduardo Tadeu, reclamou que os municípios não são ouvidos quando o Congresso Nacional toma decisões que influenciam as prefeituras, como o piso nacional dos professores. "São obrigações que caem nos prefeitos. O município faz e acaba desobedecendo a LRF", reclamou.

Redução do IPI em carros quase quebra pequenas Prefeituras

Blog do Robson Pires - A renúncia fiscal do IPI em 2012 foi de R$ 7,1 bilhões. A medida do Governo Federal sustentou a alta nas vendas de carros novos; as montadoras mantiveram os lucros. Mas, Estados e Municípios pagaram a conta.

Para se ter ideia, o impacto negativo no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) foi de R$ 1,67 bilhão. As Prefeituras de pequeno porte, que sobrevivem dessa fonte de receita, fecharam o ano quebradas; daí, o pires nas mãos na romaria dos prefeitos em Brasília (DF). Todos de joelho.

Filho da mãe

Em Brasília um funcionário de um Hospital particular da Asa Norte de 47 anos, foi preso em flagrante nesta terça-feira, acusado de estuprar uma paciente que estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A mulher é deficiente visual.

Revenda de milho ilegal é confirmada pela Conab

Tribuna do Norte - Na regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), cresce o número de denúncias a respeito de criadores que, em posse de ração comprada a preços menores, subsidiados pelo governo federal, revendem a mercadoria, o que é ilegal. Ontem, o superintendente do órgão, João Maria Lúcio  da Silva confirmou que já pediu, inclusive, o apoio da Diretoria Nacional de Abastecimento para conter o mercado irregular.

Continue lendo > Tribuna do Norte

Acusação de Valério vai para 1ª instância, confirma Gurgel

O Estadão - O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, confirmou nessa terça-feira, 29, que vai remeter as acusações do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a setores do Ministério Público que atuam na Justiça de primeira instância. Segundo Gurgel, o envio do caso deve ocorrer nos próximos dias. A futura investigação deve ficar a cargo, provavelmente, de procuradores do Distrito Federal, de São Paulo ou de Minas Gerais.

Renan e Alves fizeram lobby para furar a fila da Anistia

 Em troca de apoio político, os peemedebistas Renan Calheiros (AL) e Henrique Eduardo Alves (RN) fizeram lobby para agilizar processos de aliados na Comissão de Anistia, órgão vinculado ao Ministério da Justiça que julga pedidos de indenizações a pessoas perseguidas pela ditadura militar.

Novos documentos obtidos pela Folha por meio da Lei de Acesso à Informação mostram que, juntos, os parlamentares, favoritos para assumir respectivamente as presidências do Senado (na sexta) e da Câmara (segunda), pediram que 17 casos fossem analisados de forma prioritária desde 2005.

Nove processos já foram deferidos e outros três, indeferidos. Das 17 requisições, 10 foram para filiados a partidos --PT, PSDB, DEM, PP e, principalmente, PMDB.

Continue lendo > Folha de S. Paulo

Representação contra Dilma vai ser arquivada, diz Adams

Folha de S. Paulo - O ministro Luis Inácio Adams (Advocacia-Geral da União) afirmou nesta terça-feira (29) que acredita no arquivamento da representação do PSDB questionando o pronunciamento da presidente Dilma Rousseff em rede nacional de rádio e TV feito no último dia 23.

 "Acho que o procurador-geral vai arquivar. Não tem nenhum fundamento, nenhuma substância jurídica", disse o ministro.

Adams foi escalado por Dilma para defender a legitimidade do pronunciamento no qual a presidente anunciou uma redução maior da conta de luz e atacou os "pessimistas". O pronunciamento é alvo de representação junto à Procuradoria-Geral da União apresentada pelo líder do PSDB na Câmara, deputado Carlos Sampaio (SP), que vê motivação eleitoral.

Governo deve gastar R$ 100 mi em projeto que dá acesso grátis à internet



Folha de S. Paulo - O ministro Paulo Bernardo (Comunicações) disse nesta terça-feira (29) que o governo deve lançar no próximo dia 4 de fevereiro o edital com critérios para os municípios participarem do novo programa do governo Cidades Digitais.

De acordo com a secretária de Inclusão Digital do ministério, Lygia Pupatto, as prefeituras que quiserem fazer parte do programa deverão atender, inicialmente, critérios como ter no máximo 50 mil habitantes e estarem localizadas nas regiões Norte e Nordeste. Também deverão ter prioridade os municípios com menor índice de desenvolvimento municipal.

Previsão do tempo para o RN é de muito sol e calor

O tempo deve continuar nublado e chuvoso em parte das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste nesta quarta-feira, segundo previsão do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

As pancadas de chuvas serão isoladas no Maranhão e Piauí. Já no extremo sul da Bahia, as pancadas deverão acontecer apenas à tarde. No restante da região Nordeste, a quarta-feira será de sol e temperaturas elevadas, podendo chegar aos 35ºC no oeste do Rio Grande do Norte.

Bizarro: Chinesa de 101 anos levanta-se no dia do enterro

O Globo - Peng Xiuhua havia ficado doente e as duas filhas vieram cuidar dela. No sábado, elas notaram que o corpo de Peng havia ficado duro e não havia sinal de respiração e batimento cardíaco. A centenária foi proclamada morta e os preparativos para o enterro, marcado para o dia seguinte, começaram.

Só que, no dia do funeral, Peng se levantou do caixão, sorriu e disse: "Olá", contou o "Southern Metropolis Daily".

Todos ficaram assustados, mas aproveitaram a comida preparada para o enterro para comemorar o fato de a idosa ter "voltado da morte" após 16 horas.

Copa do Nordeste: América perde pro Salgueiro



Repetindo os mesmos erros anteriores, o América enfrentou na noite de hoje, no estádio Cornélio de Barros, em Salgueiro PE, pela Copa do Nordeste, a equipe do Salgueiro e perdeu por 2 X 1.

Reajuste dos combustíveis começa às 00:00 hs

 Portal Veja -  A Petrobras anunciou nesta noite de terça-feira um reajuste de 6,6% para a gasolina e de 5,4% para o diesel nos preços de venda nas refinarias. Os novos preços entram em vigor à 0h desta quarta-feira.

Os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste anunciado, não incluem os tributos federais Cide e PIS/Cofins, e o tributo estadual ICMS.

Segundo a nota da Petrobras, o reajuste foi definido levando em consideração a política de preços da companhia, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo.

Lei seca está mais rigorosa

A Lei Seca ficou ainda mais rígida. Um simples gole já é o suficiente para gerar a infração de trânsito. Fica a dica aos condutores de veículos que gostam de tomar "uma".

Dilma diz que "A vida dos Municípios vai melhorar"

Portal Último Segundo - A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira (29), em Estância (SE), que a vida dos municípios brasileiros vai melhorar com os novos investimentos anunciados ontem por ela de cerca de R$ 66,8 bilhões, no Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília. O valor total do repasse agora será de R$ 127,6 bilhões em 2013 .

“Estou falando de recursos para investimentos novos, que vão de obras de esgoto, água, contenção de encostas, mobilidade urbana, a acesso a retroescavadeiras e motoniveladoras, creches (...) Tenho certeza que a vida dos municípios vai melhorar"”, disse Dilma durante cerimônia de inauguração da Ponte Gilberto Amado, ligando o litoral sul de Sergipe ao litoral norte da Bahia. “Por isso, eu tenho certeza de que a vida dos municípios vai melhorar”.

Joaquim Barbosa quer ficha limpa no Judiciário



O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, enviou hoje (29) ofício aos presidentes dos tribunais brasileiros cobrando a aplicação da ficha limpa no Judiciário. O ministro encaminhou o documento na condição de presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão que retomou suas atividades hoje (29), após o recesso de fim de ano. 


No despacho de hoje, Barbosa concede prazo de até 30 dias para que os tribunais se adequem às regras e prestem informações. Também nega pedido de entidades representativas de servidores para que a resolução seja revista.
 
A Ficha Limpa aprovada pelo CNJ deve ser aplicada em todos os tribunais, com exceção do STF, que não está sob a jurisdição do Conselho.


Dilma fala sobre a seca

"Blog do Planalto ‏@blogplanalto - Dilma ressalta sua preocupação com a seca e reafirma seu compromisso com a diminuição de seus efeitos, mesmo após as chuvas."
Tomara que a presidenta Dilma, saiba que as chuvas atingiram apenas parte do Nordeste, pois aqui no RN a seca continua flagelando as pessoas a cada dia. As criações continuam dizimando-se o que certamente fará um estrago profundo na economia do Estado.

Pesquisa Consult; Rosalba lidera na rejeição



A pesquisa Consult questionou os entrevistados sobre a rejeição dos possíveis candidatos ao Governo em 2014. Como já era de se esperar, a governadora Rosalba Ciarlini lidera a lista com folga.

Rosalba Ciarlini – 47,9%,
Vilma de Faria – 13,4%
Henrique Alves – 4,4%
Robinson Faria – 3,8%
Garibaldi Filho – 3,4%
Carlos Eduardo – 2,4%
Todos – 5,6%
Não Sabe Dizer – 22,1%